Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47241
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorGarcia, Pedro Queiroz-
dc.date.accessioned2025-10-01T17:24:44Z-
dc.date.available2025-10-01T17:24:44Z-
dc.date.issued2025-09-19-
dc.identifier.citationGARCIA, Pedro Queiroz. Violência de gênero e educação histórica: experiências e reflexões a partir do PROINTER (Projeto Interdisciplinar). 2025. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47241-
dc.description.abstractThis paper results from the integration of two pedagogical intervention projects developed in the PROINTER III and PROINTER IV courses, carried out at Escola Estadual Ângela Teixeira da Silva in Uberlândia. The project focused on raising awareness among elementary school students about gender- and sexual-based violence, from a critical and dialogical historical perspective. The paper reports the experience of designing and implementing an educational project aimed at sensitizing students, combining documentary analysis, mediated debates, interactive activities, and the use of real cases, such as the well-known “Mamede Case.” The research is qualitative, descriptive, and exploratory, supported by authors such as Paulo Freire, Helayne Lima, and Sônia Miranda, who advocate a transformative educational practice centered on sensitive topics. Based on the experience, the paper discusses the challenges of addressing delicate issues with adolescents, including male resistance, the reproduction of gender stereotypes, and the need for psychological support. It concludes that schools are central spaces for building a culture of peace and that History teaching, combined with critical practice, contributes to forming socially engaged individuals.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/us/*
dc.subjectviolência de gêneropt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectTemas sensíveispt_BR
dc.titleViolência de gênero e educação histórica: experiências e reflexões a partir do PROINTER (Projeto Interdisciplinar)pt_BR
dc.title.alternativeGender violence and historical education: experiences and reflections from PROINTER (Interdisciplinary Project)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Morais , Sérgio Paulo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1338723525544602pt_BR
dc.contributor.referee1Barbosa , Edeli-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4217241254454683pt_BR
dc.contributor.referee2Diniz , Rafaela Silva Ferreira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5054006701643344pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho resulta da integração de dois projetos de intervenção pedagógica desenvolvidos nas disciplinas de PROINTER III e PROINTER IV, realizados na Escola Estadual Ângela Teixeira da Silva, em Uberlândia. O projeto teve como foco a conscientização de estudantes do ensino fundamental sobre a violência de gênero e sexual, partindo de uma perspectiva histórica crítica e dialógica. O trabalho relata a experiência da elaboração e execução de um projeto educacional voltado à sensibilização dos estudantes, combinando análise documental, debates mediados, atividades interativas e uso de casos reais, como o conhecido “Caso Mamede”. A pesquisa é qualitativa, de caráter descritivo e exploratório, apoiada em autores como Paulo Freire, Helayne Lima e Sônia Miranda, que defendem uma prática educativa transformadora, centrada em temas sensíveis. A partir da experiência, são discutidos os desafios de abordar temáticas delicadas com adolescentes, como a resistência masculina, a reprodução de estereótipos de gênero e a necessidade de suporte psicológico. Conclui-se que a escola é um espaço central na construção de uma cultura de paz, e que o ensino de História, aliado à prática crítica, contribui para formar sujeitos engajados socialmente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration28pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
Appears in Collections:TCC - História (Uberlândia)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ViolênciaGêneroEducação.pdf260.87 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons