Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47233
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRodrigues, Luiza Flávio Viana-
dc.date.accessioned2025-10-01T15:36:36Z-
dc.date.available2025-10-01T15:36:36Z-
dc.date.issued2025-08-26-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Luíza Flávio Viana. Consumo de cosméticos no Brasil: fatores de influência na percepção de marca e intenção de compra. 2025.143 f. Dissertação (Mestrado em Gestão Organizacional) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5583.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47233-
dc.description.abstractThe study aimed to identify and analyze the factors that impact the purchase intention of Millennial and Gen Z consumers of cosmetics in Brazil. Based on an analysis of the current scenario in the cosmetics sector and the factors presented in the literature as impacting brand perception and consumer purchase intention, the study sought to understand the factors of Marketing Actions, Technological Innovation, and Sustainability and Corporate Social Responsibility as relevant to the process, presenting constructs and theoretical developments on the topics, and based on these, hypotheses were established to guide the analysis of the results. In terms of methodology, the research is descriptive and quantitative, using primary data obtained through an online survey with cosmetics consumers in Brazil. For data analysis, statistical analyses and hypothesis validation were performed based on the results of structural equation models. Based on the research results, it was possible to understand the factors that influence the purchase intention of cosmetics consumers in Brazil, allowing for a better understanding of the specificities of this sector, the characteristics of Brazilian consumers of the Millennial and Z generations, and generating insights for companies on areas of concern and points for improvement in their business strategies or product developments.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectIntenção de Comprapt_BR
dc.subjectComportamento do Consumidorpt_BR
dc.subjectCosméticospt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectPurchase Intentionpt_BR
dc.subjectConsumer Behaviorpt_BR
dc.subjectCosmeticspt_BR
dc.titleConsumo de cosméticos no Brasil: fatores de influência na percepção de marca e intenção de comprapt_BR
dc.title.alternativeCosmetic consumption in Brazil: factors influencing brand perception and purchase intentionpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Paula, Verônica Angélica Freitas de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0116513470932691pt_BR
dc.contributor.referee1Lopes, José Eduardo Ferreira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1181111177305483pt_BR
dc.contributor.referee2Garcia, Sheila Farias Alves-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2398809911368560pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3043449970488016pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoO estudo objetivou identificar e analisar os fatores que impactam a intenção de compra de consumidores de cosméticos das gerações Millennials e Z no Brasil. A partir da análise do cenário atual do setor de cosméticos e dos fatores apresentados pela literatura como impactantes na percepção de marca e intenção de compra de consumidores, o estudo buscou compreender os fatores Ações de Marketing, Inovação Tecnológica, e Sustentabilidade e Responsabilidade Social Corporativa, como relevantes ao processo, sendo apresentados constructos e desenvolvimentos teóricos sobre os temas, e a partir destes, foram estabelecidas hipóteses que nortearam a análise dos resultados. Quanto aos aspectos metodológicos, a pesquisa é do tipo descritiva e quantitativa, utilizando dados primários obtidos através de survey online com consumidores de cosméticos no Brasil. Para a análise dos dados, foram realizadas análises estatísticas e validação das hipóteses a partir dos resultados dos modelos de equações estruturais. A partir dos resultados da pesquisa foi possível compreender os fatores que têm influência sobre a intenção de compra dos consumidores de cosméticos no Brasil, permitindo entender melhor as especificidades desse setor, as características dos consumidores brasileiros das gerações Millennials e Z, e gerar insights para as empresas sobre áreas de alerta e pontos de melhoria em suas estratégias de negócios ou desenvolvimentos de produtos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Administraçãopt_BR
dc.sizeorduration143pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASpt_BR
dc.embargo.termsII - artigos publicados em revistas científicas cujo contrato firmado com os autores apresente cláusula que impeça a disponibilização daqueles em repositórios de livre acesso;pt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5583pt_BR
dc.orcid.putcode193304247-
dc.crossref.doibatchid8b9ecfab-549a-4363-8afb-521ec941290c-
dc.subject.autorizadoAdministraçãopt_BR
dc.subject.autorizadoMarketingpt_BR
dc.subject.autorizadoComportamento do consumidorpt_BR
dc.subject.autorizadoCosméticospt_BR
dc.description.embargo2027-09-25-
dc.subject.odsODS::ODS 12. Consumo e produção responsáveis - Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.pt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 3. Saúde e bem-estar - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Gestão Organizacional (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ConsumoCosmeticosBrasil.pdf
  Until 2027-09-25
Dissertação1.38 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons