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ORCID:  http://orcid.org/0009-0000-8921-1901
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Embargado
Embargo Date: 2027-09-25
Title: Consumo de cosméticos no Brasil: fatores de influência na percepção de marca e intenção de compra
Alternate title (s): Cosmetic consumption in Brazil: factors influencing brand perception and purchase intention
Author: Rodrigues, Luiza Flávio Viana
First Advisor: Paula, Verônica Angélica Freitas de
First member of the Committee: Lopes, José Eduardo Ferreira
Second member of the Committee: Garcia, Sheila Farias Alves
Summary: O estudo objetivou identificar e analisar os fatores que impactam a intenção de compra de consumidores de cosméticos das gerações Millennials e Z no Brasil. A partir da análise do cenário atual do setor de cosméticos e dos fatores apresentados pela literatura como impactantes na percepção de marca e intenção de compra de consumidores, o estudo buscou compreender os fatores Ações de Marketing, Inovação Tecnológica, e Sustentabilidade e Responsabilidade Social Corporativa, como relevantes ao processo, sendo apresentados constructos e desenvolvimentos teóricos sobre os temas, e a partir destes, foram estabelecidas hipóteses que nortearam a análise dos resultados. Quanto aos aspectos metodológicos, a pesquisa é do tipo descritiva e quantitativa, utilizando dados primários obtidos através de survey online com consumidores de cosméticos no Brasil. Para a análise dos dados, foram realizadas análises estatísticas e validação das hipóteses a partir dos resultados dos modelos de equações estruturais. A partir dos resultados da pesquisa foi possível compreender os fatores que têm influência sobre a intenção de compra dos consumidores de cosméticos no Brasil, permitindo entender melhor as especificidades desse setor, as características dos consumidores brasileiros das gerações Millennials e Z, e gerar insights para as empresas sobre áreas de alerta e pontos de melhoria em suas estratégias de negócios ou desenvolvimentos de produtos.
Abstract: The study aimed to identify and analyze the factors that impact the purchase intention of Millennial and Gen Z consumers of cosmetics in Brazil. Based on an analysis of the current scenario in the cosmetics sector and the factors presented in the literature as impacting brand perception and consumer purchase intention, the study sought to understand the factors of Marketing Actions, Technological Innovation, and Sustainability and Corporate Social Responsibility as relevant to the process, presenting constructs and theoretical developments on the topics, and based on these, hypotheses were established to guide the analysis of the results. In terms of methodology, the research is descriptive and quantitative, using primary data obtained through an online survey with cosmetics consumers in Brazil. For data analysis, statistical analyses and hypothesis validation were performed based on the results of structural equation models. Based on the research results, it was possible to understand the factors that influence the purchase intention of cosmetics consumers in Brazil, allowing for a better understanding of the specificities of this sector, the characteristics of Brazilian consumers of the Millennial and Z generations, and generating insights for companies on areas of concern and points for improvement in their business strategies or product developments.
Keywords: Marketing
Intenção de Compra
Comportamento do Consumidor
Cosméticos
Marketing
Purchase Intention
Consumer Behavior
Cosmetics
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
Subject: Administração
Marketing
Comportamento do consumidor
Cosméticos
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Administração
Quote: RODRIGUES, Luíza Flávio Viana. Consumo de cosméticos no Brasil: fatores de influência na percepção de marca e intenção de compra. 2025.143 f. Dissertação (Mestrado em Gestão Organizacional) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5583.
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5583
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47233
Date of defense: 26-Aug-2025
Sustainable Development Goals SDGs: ODS::ODS 12. Consumo e produção responsáveis - Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.
ODS::ODS 3. Saúde e bem-estar - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Gestão Organizacional (Mestrado Profissional)

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