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dc.creatorClemente, Stela Domingues-
dc.date.accessioned2025-10-01T15:04:47Z-
dc.date.available2025-10-01T15:04:47Z-
dc.date.issued2025-06-26-
dc.identifier.citationCLEMENTE, Stela Domingues. Sentimentos que movem mercados: uma análise da narrativa econômica em relatórios de casas de análise sob a ótica da Economia Comportamental. 2025. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação em Ciências Econômicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47222-
dc.description.sponsorshipUFU - Universidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEconomia Comportamentalpt_BR
dc.subjectTeoria do Prospectopt_BR
dc.subjectNarrativas Econômicaspt_BR
dc.subjectAnálise de Sentimentospt_BR
dc.subjectMercado Financeiropt_BR
dc.subjectComunicação Institucionalpt_BR
dc.titleSentimentos que movem mercados: uma análise da narrativa econômica em relatórios de casas de análise sob a ótica da economia comportamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Júlio Fernando Costa-
dc.contributor.advisor1Lattesxpt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Guilherme Jonas Costa da-
dc.contributor.referee1Lattesxpt_BR
dc.contributor.referee2Salomão Neto, Benito Adelmo-
dc.contributor.referee2Lattesxpt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa examina o uso da linguagem emocional em relatórios de renda fixa divulgados pelas corretoras XP Inc., Ágora Investimentos e BTG Pactual de 2022 a 2024. O objetivo é entender de que forma as emoções nesses textos moldam as histórias contadas por essas instituições e, possivelmente, afetam as decisões dos investidores. Com base nas ideias da Economia Comportamental — principalmente na Racionalidade Limitada, na Teoria do Prospecto e na Contabilidade Mental — e ligada à Teoria da Narrativa Econômica de Robert Shiller, a pesquisa usa uma visão que cruza diferentes áreas para examinar os discursos financeiros. A forma de analisar envolve identificar sentimentos e emoções com o léxico NRC, utilizando o pacote syuzhet na linguagem R. Ao retirar e interpretar padrões emocionais em gráficos de barras e linhas do tempo, o estudo encontra as táticas de comunicação usadas pelas instituições analisadas e mostra como o conteúdo emocional se conecta à criação de uma imagem de confiança e à influência nas expectativas. Os resultados mostram que há diferenças importantes no jeito de expressar emoções entre as corretoras e ao longo do tempo, deixando claro que, em situações onde a informação não é igual para todos, a comunicação das instituições é muito importante para moldar o que os investidores pensam e fazem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Econômicaspt_BR
dc.sizeorduration61pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.orcid.putcode193306517-
Appears in Collections:TCC - Ciências Econômicas

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