Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47198| ORCID: | http://orcid.org/0009-0005-0274-6345 |
| Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
| Título: | Historicizando a moda: a potencialidade da indumentária preta como fonte histórica nas pranchas de Carlos Julião |
| Autor: | Marques, Italo Samuel |
| Primer orientador: | Batista, Ivete Batista |
| Primer miembro de la banca: | Spini, Ana Paula |
| Segundo miembro de la banca: | Santos, Larissa Ramos dos |
| Resumen: | Este trabalho de conclusão de curso investiga a moda como ferramenta metodológica no ensino de História, destacando seu potencial como fonte para a análise social e cultural do passado. A pesquisa tem como foco as gravuras do artista Carlos Julião que era engenheiro militar, pintor e desenhista, de origem italiana, produzidas no século XVIII, as quais retratam personagens do cotidiano colonial brasileiro, com ênfase na população afrodescendente. Através de uma abordagem interdisciplinar, articulando História Cultural, memória e práticas escolares, busca-se demonstrar como os trajes representados nessas imagens podem ser utilizados para promover uma reflexão crítica sobre as hierarquias sociais, as relações de poder e as construções identitárias no Brasil colonial. O trabalho inclui uma proposta de intervenção didática voltada para o Ensino de História, com o objetivo de aproximar os estudantes das experiências vividas por sujeitos historicamente marginalizados, valorizando a diversidade cultural e racial. A análise propõe ainda a valorização de fontes visuais como instrumento de aprendizagem e de ressignificação da memória histórica. |
| Abstract: | This undergraduate thesis investigates fashion as a methodological tool in History teaching, highlighting its potential as a source for social and cultural analysis of the past. The research focuses on the engravings of the artist Carlos Julião, who was a military engineer, painter and draftsman, of Italian origin, produced in the 18th century, which depict everyday figures from colonial Brazil, with an emphasis on the Afro-descendant population. Through an interdisciplinary approach, connecting Cultural History, memory, and school practices, this work aims to demonstrate how the clothing represented in these images can be used to foster critical reflection on social hierarchies, power relations, and identity constructions in colonial Brazil. The study includes a didactic intervention proposal aimed at History teaching, with the objective of bringing students closer to the experiences of historically marginalized subjects, while valuing cultural and racial diversity. The analysis also advocates for the appreciation of visual sources as a learning tool and a means of re-signifying historical memory. |
| Palabras clave: | História Cultural Ensino de História Memória Afro-Brasileira Indumentária Gravuras de Carlos Julião |
| Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Cita: | MARQUES, Italo Samuel. Historicizando a moda: a potencialidade da indumentária preta como fonte histórica nas pranchas de Carlos Julião. 2025. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47198 |
| Fecha de defensa: | 23-sep-2025 |
| Aparece en las colecciones: | TCC - História (Uberlândia) |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| HistoricizandoModaPotencialidade.pdf | TCC | 986.13 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons
