Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47189
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Embargado
Término do embargo: 2027-09-18
Título: Potencial de invasão de caranguejos portunídeos (Portunus spp.) no Atlântico Ocidental e o impacto das mudanças climáticas sob sua distribuição
Autor(es): Silva, Emilye Stefani da
Primeiro orientador: Almeida, Ariádine Cristine de
Primeiro coorientador: Alves, Douglas Fernandes Rodrigues
Primeiro membro da banca: Alves, Samara de Paiva Barros Rodrigues
Segundo membro da banca: Correia, Rafael de Carvalho Santos
Resumo: Os crustáceos decápodes constituem um grupo com diversas espécies invasoras, incluindo a família Portunidae Rafinesque, 1815, responsável pelo maior número de espécies exóticas do grupo. Isso se deve, em grande parte, às algumas características: excelente capacidade de natação, dieta oportunista, comportamento territorial e o comercial intenso, fatores que facilitam a dispersão via tráfego marítimo. Dessa forma, o presente estudo tem como objetivo central identificar as variáveis climáticas que melhor explicam a distribuição geográfica de espécies do gênero Portunus e prever alterações em sua distribuição sob diferentes cenários futuros de mudanças climáticas. Complementarmente, busca-se avaliar o potencial de invasão dessas espécies no Oceano Atlântico Ocidental, bem como identificar os portos marítimos da região que podem atuar como principais portas de entrada. Para isto, realizou-se a modelagem de nicho ecológico das espécies a partir de quatro algoritmos pelo pacote R ENMTML no R. Os registros de ocorrência das espécies foram obtidos por meio das plataformas GBIF e OBIS, enquanto as variáveis ambientais foram extraídas da plataforma BIO-ORACLE. Os modelos gerados foram avaliados com base nas métricas AUC (0,984 ± 0,01), TSS (0,948 ± 0,02), e Sørensen (0,973 ± 0,01), indicando robustez relevante. Foram obtidos 716 registros de ocorrência para Portunus pelagicus (Linnaeus, 1758), 504 para Portunus sanguinolentus (Herbst, 1783) e 63 para Portunus segnis (Forskål, 1775). A variável “temperatura média” foi a que apresentou maior percentual de contribuição para a construção dos modelos para todas as espécies, com média de 0,34 para P. pelagicus, 0,39 para P. sanguinolentus e 0,24 para P. segnis. Em geral, as três espécies tendem a perder área de adequabilidade ambiental em locais que a temperatura deverá aumentar nos cenários futuros, já as regiões de ganho se caracterizam por temperaturas mais amenas no futuro, localizadas em latitudes maiores, indicando um possível processo de tropicalização. Dos 198 portos avaliados, 18 apresentaram adequabilidade ambiental ≥ 0,60 para as três espécies atualmente, sendo a maioria localizada no sul dos Estados Unidos. Portunus sanguinolentus apresentou o maior número de portos adequados (131), seguida por P. pelagicus (65) e P. segnis (25). Esses resultados reforçam a necessidade de monitoramento contínuo e da implementação de medidas preventivas com o intuito de mitigar impactos futuros e preservar a biodiversidade local em áreas suscetíveis.
Palavras-chave: Bioinvasão
Bioinvasion
Crustáceos decápodes
Macroecologia
Aquecimento global
Decapod crustaceans
Macroecology
Global warming
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SILVA, Emilye Stefani da. Potencial de invasão de caranguejos portunídeos (portunus spp.) no Atlântico Ocidental e o impacto das mudanças climáticas sob sua distribuição. 2025. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47189
Data de defesa: 18-Set-2025
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Emilye Silva.pdf
  Até 2027-09-18
3.51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons