Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47180
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: “Mãe é mãe, mas e o pai?” O pai ajuda.
Autor: Rosa, Jordana Silva
Primer orientador: Clemens, Juçara
Primer miembro de la banca: Ferreira, Isabela Nunes Pizzotti
Segundo miembro de la banca: Dias, Marina Abreu
Tercer miembro de la banca: Teixeira, Bruna Caixeta Alves
Resumen: Este trabalho, fundamentado na metodologia psicanalítica, analisa a presença e a ausência paterna no contexto da amamentação, a partir de uma experiência extensionista no Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU), realizada entre agosto e novembro de 2023. O projeto teve como objetivo oferecer uma escuta sensível a mães e usuários do serviço, articulando teoria e prática. Foram realizadas 11 escutas, das quais apenas duas contaram com a presença física do pai. No discurso das mães, este surgiu de forma pontual, geralmente como alguém que “ajuda”, evidenciando um imaginário coletivo que centraliza o cuidado infantil na figura materna. A análise, apoiada em Winnicott, Iaconelli, Chodorow e Biroli, aponta que essa configuração é fruto de construções históricas e socioculturais marcadas pela divisão sexual do trabalho e pelo mito da incapacidade paterna. Defende-se que o cuidado deve ser compreendido como função relacional, compartilhada entre os responsáveis, sendo a corresponsabilidade paterna fundamental para a constituição de um ambiente suficientemente bom, favorecendo o desenvolvimento psíquico da criança e contribuindo para maior equidade de gênero. Conclui-se que a extensão universitária é espaço privilegiado para problematizar discursos naturalizados e fomentar novas perspectivas sobre a parentalidade.
Palabras clave: Psicanálise
Extensão universitária
Paternidade
Cuidado
Banco de Leite Humano
Psychoanalysis
University extension
Fatherhood
Care
Human Milk Bank
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: ROSA, Jordana Silva. Mãe é mãe, mas e o pai? O Pai ajuda. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47180
Fecha de defensa: 19-sep-2025
Aparece en las colecciones:TCC - Psicologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Mãeémãe.pdf336.41 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.