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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47142| ORCID: | http://orcid.org/0009-0004-2532-2978 |
| Tipo de documento: | Dissertação |
| Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
| Título: | Cidades, jovens e escola: o território e a educação formal como caminhos para o uso adequado das tecnologias digitais |
| Título (s) alternativo (s): | Cities, youth and schools: territory and formal education as paths to the appropriate use of digital technologies |
| Autor: | Vendola, Weslley Avellar |
| Primer orientador: | Omena Santos, Adriana Cristina |
| Primer miembro de la banca: | Franco, Alexia Pádua |
| Segundo miembro de la banca: | Oliva, Jaime Tadeu |
| Resumen: | Esta pesquisa teve como objetivo investigar a relação entre o território, a educação e a forma como indivíduos utilizam as tecnologias conectadas à internet. Através das escolas como ponto de referência que materializam realidade de determinada região, buscamos perceber se e como a organização espacial da cidade influencia em diferentes tipos de engajamento das pessoas com a internet e como as instituições de ensino estão lidando com as demandas sociais contemporâneas, como a inclusão digital. A partir do levantamento documental das principais políticas públicas educacionais de inclusão digital e dos marcadores de expansão do acesso à tecnologias digitais e internet no Brasil, foram explorados conceitos de inclusão digital, letramento digital, efeito-território e práticas espaciais, sintetizando definições sobre os termos em relação com a inclusão social e considerando o importante papel da escola neste processo. Do ponto de vista metodológico trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva, com levantamento de campo por meio de grupo focal junto a estudantes de ensino médio de duas escolas públicas estaduais da cidade de Uberlândia, MG. O problema da pesquisa versa sobre quais são as diferenças significativas quanto à diversidade de atividades realizadas online e offline pelos indivíduos de um e outro território/bairro e como as instituições escolares desenvolvem atividades pedagógicas a partir do uso de tecnologias digitais. Os resultados do estudo revelam que os programas de inclusão digital atuais buscam integrar diferentes setores da gestão pública para obter melhores resultados. No entanto, há preocupações com a falta de regulamentação clara sobre privacidade em plataformas educacionais digitais e parcerias público-privadas. Além disso, os dados empíricos mostram que, na prática, o discurso desses programas não corresponde às realidades vivenciadas nas escolas participantes da pesquisa. Quanto a dimensão territorial, não foi possível encontrar evidências do efeito-território sobre as oportunidades educacionais e engajamento digital, porém, algumas informações escritas sobre o município de Uberlândia cruzados com os relatos dos grupos focais dão indícios de que há uma correlação entre o tipo de uso das tecnologias digitais com aspectos do território, na qual a carência de espaços de lazer públicos e a programação cultural na cidade influi sobre o uso excessivo de telas por jovens. |
| Abstract: | This research aimed to investigate the relationship between territory, education, and how individuals use internet-connected technologies. Using schools as a reference point that embodies the reality of a given region, we sought to understand whether and how the spatial organization of the city influences different types of people's engagement with the internet and how educational institutions are dealing with contemporary social demands, such as digital inclusion. Based on a documentary survey of the main public educational policies for digital inclusion and the markers of expansion of access to digital technologies and the internet in Brazil, we explored concepts of digital inclusion, digital literacy, territory effect, and spatial practices, synthesizing definitions of the terms in relation to social inclusion and considering the important role of schools in this process. From a methodological point of view, this is a qualitative and descriptive study, with field research conducted through a focus group with high school students from two public schools in the city of Uberlândia, MG.The research problem concerns the significant differences in the diversity of activities carried out online and offline by individuals from different territories/neighborhoods and how educational institutions develop pedagogical activities based on the use of digital technologies. The results of the study reveal that current digital inclusion programs seek to integrate different sectors of public management to achieve better results. However, there are concerns about the lack of clear regulations on privacy in digital educational platforms and public-private partnerships. In addition, empirical data show that, in practice, the discourse of these programs does not correspond to the realities experienced in the schools participating in the research. Regarding the territorial dimension, it was not possible to find evidence of the territory effect on educational opportunities and digital engagement. however, some written information about the municipality of Uberlândia, cross-referenced with the focus group reports, indicates that there is a correlation between the type of use of digital technologies and aspects of the territory, in which the lack of public leisure spaces and cultural programming in the city influences the excessive use of screens by young people. |
| Palabras clave: | Cidade Escola Território Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação |
| Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::SOCIOLOGIA URBANA CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::TEORIA DA COMUNICACAO |
| Tema: | Educação Internet na educação Ensino médio Redes digitais de serviços integrados |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
| Cita: | VENDOLA, Weslley Avellar. Cidades, jovens e escola: o território e a educação formal como caminhos para o uso adequado das tecnologias digitais. 2025, 147 f. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia. 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.289. |
| Identificador del documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.289 |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47142 |
| Fecha de defensa: | 28-abr-2025 |
| Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS): | ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. |
| Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Educação |
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