Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47128
ORCID:  http://orcid.org/0009-0002-4186-2312
Document type: Tese
Access type: Acesso Aberto
Title: Avaliação experimental do emprego de ejetores em um ciclo de refrigeração transcritico de CO2
Alternate title (s): Experimental evaluation of the use of ejectors in a transcritical CO2 refrigeration cycle
Author: Blanco Ojeda, Frank Wiliam Adolfo
First Advisor: Andrade, João Rodrigo
First member of the Committee: Carvalho, Solidonio Rodrigues de
Second member of the Committee: Borges, Valerio Luiz
Third member of the Committee: Schneider, Paulo Smith
Fourth member of the Committee: Silva, Alexandre Kupka da
Summary: Este trabalho apresenta uma análise experimental do desempenho energético e ambiental de um ciclo de refrigeração transcrítico com CO₂, com foco nos efeitos termodinâmicos do ejetor na eficiência do sistema. Primeiramente, foram conduzidos testes comparativos no ciclo base de refrigeração, variando a temperatura de evaporação entre –12 °C e –3 °C e a temperatura de saída do resfriador de gases entre 31 °C e 37 °C. A abertura da válvula de alta pressão foi ajustada entre 60 % e 90 %, permitindo avaliar como a pressão no resfriador de gases influencia a eficiência energética do sistema e estabelecer resultados de referência. Em seguida, o ejetor foi instalado entre a linha de líquido e saída do evaporador, possibilitando alcançar temperaturas de evaporação mais baixas, até –15 °C, e temperaturas de saída do resfriador de gases de até 40 °C, para a carga térmica. Essas condições não eram possíveis no ciclo base devido à elevada temperatura de descarga no compressor, evidenciando experimentalmente o potencial do ejetor para atingir menores temperaturas de evaporação. Na terceira etapa, foi realizada a comparação dos resultados médios. Observou-se uma redução média na temperatura de descarga de até 24,5 °C, acompanhada de um aumento médio na capacidade de refrigeração de até 63% e de uma diminuição média no consumo de potência em 26,2%. Esses efeitos combinados resultaram em um incremento médio no COP de até 121%. Esse comportamento pode ser explicado pelo aumento da capacidade de refrigeração específica devido à presença do separador de fases, atrelado ao incremento da vazão mássica à medida que é elevada a temperatura de saída do resfriador de gases, ocasionando uma menor degradação do COP em comparação ao ciclo transcrítico convencional. Quanto aos impactos ambientais, foram analisados cenários no Brasil, Arábia Saudita, França e Estados Unidos. Esses cenários apresentam diferentes condições de fatores de recolhimento e de emissões indiretas, para justamente avaliar os diferentes impactos ambientais para localidades diferentes. De modo geral, destaca-se a importância de sistemas de refrigeração energeticamente eficientes para contribuir de forma significativa na redução das emissões. Entre os cenários avaliados, o maior impacto ambiental foi observado para a Arábia Saudita, devido ao elevado coeficiente de emissões indiretas.
Abstract: This work presents an experimental analysis of the energy and environmental performance of a transcritical CO₂ refrigeration cycle, focusing on the thermodynamic effects of the ejector on system efficiency. First, comparative tests were conducted on the baseline refrigeration cycle, varying the evaporation temperature between –12 °C and –3 °C and the gas-cooler outlet temperature between 31 °C and 37 °C. The high-pressure valve opening was adjusted between 60 % and 90 %, allowing evaluation of how the gas-cooler pressure influences the system’s energy efficiency and the establishment of reference results. Next, the ejector was installed between the liquid line and the evaporator outlet, enabling the achievement of lower evaporation temperatures—down to –15 °C—and gas-cooler outlet temperatures up to 40 °C for the thermal load. These conditions were not attainable in the baseline cycle due to the high compressor discharge temperature, experimentally demonstrating the ejector’s potential to reach lower evaporation temperatures. In the third stage, the average results were compared. An average reduction in discharge temperature of up to 24.5 °C was observed, accompanied by an average increase in cooling capacity of up to 63 % and an average decrease in power consumption of 26.2 %. These combined effects resulted in an average increase in COP of up to 121 %. This behavior can be explained by the increased specific cooling capacity due to the presence of the phase separator, coupled with the increased mass flow rate as the gas-cooler outlet temperature rises, resulting in less COP degradation compared to the conventional transcritical cycle. Regarding environmental impacts, scenarios in Brazil, Saudi Arabia, France, and the United States were analyzed. These scenarios present different conditions for recovery factors and indirect emissions, in order to assess the varied environmental impacts across different locations. In general, the importance of energy-efficient refrigeration systems in significantly reducing emissions is highlighted. Among the evaluated scenarios, the greatest environmental impact was observed in Saudi Arabia, due to its high indirect emissions coefficient.
Keywords: Refrigeração
Transcrítico
CO2
Ejetor
Refrigeration
Transcritical
Ejector
Area (s) of CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::ENGENHARIA TERMICA::TERMODINAMICA
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::FENOMENOS DE TRANSPORTE::TRANSFERENCIA DE CALOR
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::ENGENHARIA TERMICA::APROVEITAMENTO DA ENERGIA
Subject: Engenharia mecânica
Processo de refrigeração
impacto ambiental
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica
Quote: BLANCO OJEDA, F. W. A. Avaliação experimental do emprego de ejetores em um ciclo de refrigeração transcrítico de CO2. 2025. 167 f. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica). Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI https://doi.org/http://doi.org/10.14393/ufu.te.2025.581
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2025.581
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47128
Date of defense: 1-Aug-2025
Sustainable Development Goals SDGs: ODS::ODS 9. Indústria, Inovação e infraestrutura - Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.
Appears in Collections:TESE - Engenharia Mecânica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AvaliaçãoExperimentalEmprego.pdfTese de Doutorado8.64 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons