Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47124
ORCID:  http://orcid.org/0009-0009-9590-1453
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Efeito da fonte de progesterona no protocolo de indução da ciclicidade no desempenho reprodutivo de novilhas Nelore pré-púberes.
Autor(es): Sousa, Maria Clara Oliveira
Primeiro orientador: Santos, Ricarda Maria dos
Primeiro coorientador: Martins, Muller Carrara
Primeiro membro da banca: Lançoni, Renata
Resumo: A indução da ciclicidade em novilhas, desempenha papel fundamental no melhoramento genético e no aumento da taxa de concepção. A puberdade precoce é determinante para a eficiência do rebanho. Este estudo teve como hipótese que protocolos hormonais podem induzir ciclicidade em novilhas pré-púberes e que diferentes fontes de progesterona (P4) apresentam respostas diferentes. O objetivo foi avaliar o efeito da fonte de P4 no protocolo de indução da ciclicidade no desempenho reprodutivo de novilhas Nelore pré-púberes. O experimento foi conduzido com 810 animais distribuídos em quatro grupos: P4 injetável Sincrogest® (GIS, n=160), P4 injetável Progecio® (GIP, n=126), dispositivo intravaginal de P4 reutilizado (GD, n=472) e grupo púbere, sem protocolo de indução de ciclicidade (GP, n=52). Todos os grupos foram submetidos ao protocolo de IATF. O diagnóstico de gestação foi realizado por ultrassonografia 30 dias após a inseminação artificial, as novilhas diagnosticadas vazias eram submetidas a ressincronização ou repasse com touro. Diagnóstico de gestação foi feito novamente 30 dias após o final da estação de monta. As taxas de concepção no primeiro diagnóstico de gestação variaram de 41,25% no grupo GIS a 48,41% no grupo GIP, sem diferença significativa entre os grupos. Já no final da estação de monta, o melhor desempenho foi observado no grupo GIS (77,87%), seguido do grupo GD (76,66%) e do grupo GP (67,31%). O grupo GIP apresentou o menor resultado (64,52%) ao final da estação de monta (EM). Conclui-se que protocolos hormonais induzem ciclicidade em novilhas Nelore pré-púberes entre 14 e 16 meses, sendo uma forma prática e efetiva de elevar taxas de gestação ao final da EM dessa categoria e que diferentes fontes de progesterona resultam em desempenho reprodutivo diferente nas novilhas.
Palavras-chave: indução da ciclicidade
reprodução animal
novilhas de corte
cyclicity induction
animal reproduction
beef heifers
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::MEDICINA VETERINARIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SOUSA, Maria Clara Oliveira. Efeito da fonte de progesterona no protocolo de indução da ciclicidade no desempenho reprodutivo de novilhas Nelore pré-púberes. 2025. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47124
Data de defesa: 17-Set-2025
Aparece nas coleções:TCC - Medicina Veterinária

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EfeitoFonteProgesterona.pdf
  Até 2027-09-17
TCC303.02 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.