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Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Fast Fashion e Consumo Consciente: Uma Relação Paradoxal Interpretada sobre o Modelo de Vendas Online da Shein
Autor(es): Baroni, Nina Orlando
Primeiro orientador: Vasconcelos, Andrea Costa van Herk
Primeiro membro da banca: Paula, Veronica A. F de
Segundo membro da banca: Paulo, Renata R. D
Resumo: Os danos ambientais e sociais associados a indústria fast fashion e suas implicações no comportamento do consumidor representam desafios a práticas mais sustentáveis de consumo. Seguir tendências momentâneas e incentivar a rotatividade constante é o modelo de negócio dessa indústria, que tem sido criticada por seus impactos negativos, tanto ambientais quanto sociais. Nesse contexto, se por um lado, suscita-se que sejam conhecidos os impactos do modelo de vendas das plataformas online, como a Shein e outras empresas da indústria fast fashion, por outro lado, indaga-se pela valorização do slow fashion, um modelo de produção e de comercialização que evite a problemática ambiental e social ao mesmo tempo que estimule o consumo consciente. Assim, o objetivo deste estudo é analisar o impacto da moda fast fashion, nos quesitos ambientais e sociais, sobre o comportamento do consumidor, em Uberlândia (MG). A metodologia tem abordagem quali-quanti, com levantamento de dados tipo survey e utilização de questionário aplicado pelo Google Forms a estudantes e/ou pessoas relacionadas ao curso de Administração, da Faculdade de Gestão e Negócios (FAGEN), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Dividido em três partes (comportamento do consumidor; impactos sociais; e impactos ambientais relacionados à cadeia de produção e consumo da plataforma Shein), os dados mostraram que a relação entre preço, consciência socioambiental e acesso a alternativas de consumo, são variáveis que reforçam, e não mitigam, a decisão pela indústria fast fashion. Os resultados apresentam que, embora se verifique consciência socioambiental e desconforto causado pelas práticas produtivas da marca, essas questões não configuram alterações efetivas no comportamento do consumidor para práticas de consumo consciente, contudo, representam um gatilho. Por fim, conquanto haja indícios para hábitos de consumo mais consciente, é necessário fomentar questões ligadas à produção e comercialização que representem significativas mudanças no comportamento do consumidor.
Palavras-chave: Fast fashion
Impactos socioambientais
Comportamento do consumidor
Consumo consciente
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: BARONI, Nina Orlando. Fast Fashion e consumo consciente: uma relação paradoxal interpretada sobre o modelo de vendas online da Shein. 2025. 15 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47043
Data de defesa: 18-Set-2025
Aparece nas coleções:TCC - Administração (Uberlândia)

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