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Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorBaroni, Nina Orlando-
dc.date.accessioned2025-09-26T11:34:10Z-
dc.date.available2025-09-26T11:34:10Z-
dc.date.issued2025-09-18-
dc.identifier.citationBARONI, Nina Orlando. Fast Fashion e consumo consciente: uma relação paradoxal interpretada sobre o modelo de vendas online da Shein. 2025. 15 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47043-
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectFast fashionpt_BR
dc.subjectImpactos socioambientaispt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectConsumo conscientept_BR
dc.titleFast Fashion e Consumo Consciente: Uma Relação Paradoxal Interpretada sobre o Modelo de Vendas Online da Sheinpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Vasconcelos, Andrea Costa van Herk-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5429960737925655pt_BR
dc.contributor.referee1Paula, Veronica A. F de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0116513470932691pt_BR
dc.contributor.referee2Paulo, Renata R. D-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3828942548356975pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/1883840016587766pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoOs danos ambientais e sociais associados a indústria fast fashion e suas implicações no comportamento do consumidor representam desafios a práticas mais sustentáveis de consumo. Seguir tendências momentâneas e incentivar a rotatividade constante é o modelo de negócio dessa indústria, que tem sido criticada por seus impactos negativos, tanto ambientais quanto sociais. Nesse contexto, se por um lado, suscita-se que sejam conhecidos os impactos do modelo de vendas das plataformas online, como a Shein e outras empresas da indústria fast fashion, por outro lado, indaga-se pela valorização do slow fashion, um modelo de produção e de comercialização que evite a problemática ambiental e social ao mesmo tempo que estimule o consumo consciente. Assim, o objetivo deste estudo é analisar o impacto da moda fast fashion, nos quesitos ambientais e sociais, sobre o comportamento do consumidor, em Uberlândia (MG). A metodologia tem abordagem quali-quanti, com levantamento de dados tipo survey e utilização de questionário aplicado pelo Google Forms a estudantes e/ou pessoas relacionadas ao curso de Administração, da Faculdade de Gestão e Negócios (FAGEN), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Dividido em três partes (comportamento do consumidor; impactos sociais; e impactos ambientais relacionados à cadeia de produção e consumo da plataforma Shein), os dados mostraram que a relação entre preço, consciência socioambiental e acesso a alternativas de consumo, são variáveis que reforçam, e não mitigam, a decisão pela indústria fast fashion. Os resultados apresentam que, embora se verifique consciência socioambiental e desconforto causado pelas práticas produtivas da marca, essas questões não configuram alterações efetivas no comportamento do consumidor para práticas de consumo consciente, contudo, representam um gatilho. Por fim, conquanto haja indícios para hábitos de consumo mais consciente, é necessário fomentar questões ligadas à produção e comercialização que representem significativas mudanças no comportamento do consumidor.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseAdministraçãopt_BR
dc.sizeorduration15pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
Aparece en las colecciones:TCC - Administração (Uberlândia)

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