Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47026
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorSilva, Larissa Helena Malaquias-
dc.date.accessioned2025-09-25T16:26:08Z-
dc.date.available2025-09-25T16:26:08Z-
dc.date.issued2025-09-12-
dc.identifier.citationSILVA, Larissa Helena Malaquias. Evasão acadêmica no curso de ciências contábeis: um estudo sobre o perfil socioeconômico e sua relação com a evasão. 2025. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47026-
dc.description.abstractIn recent decades, higher education in Brazil has undergone significant expansion. However, course completion has not kept pace with this growth, revealing high dropout rates and causing social, academic, and economic losses. Public policies, such as the Unified Selection System (SISU), have expanded access to public universities; however, they cannot be solely held responsible for the increase in dropout rates. The aim was to identify patterns in the causes of dropout, correlating them with students’ profiles in order to provide data for institutional policies that promote academic retention. The analysis revealed that dropout is a multifactorial phenomenon, influenced by institutional, academic, and socioeconomic factors of students, as well as by the management policies of institutions. Public policies, such as SISU, did not prove to be determining factors on their own, but rather in conjunction with the factors already mentioned, indicating that academic dropout cannot be analyzed from a single perspective but from the totality of events that lead to it. This study adopted a qualitative and descriptive methodology, conducting semi-structured interviews with former students of the Accounting Sciences program at the Federal University of Uberlândia who dropped out between 2014 and 2024. The results point to the need for more comprehensive institutional strategies, including curriculum revision aligned with the private labor market, flexible scheduling, expansion of course and subject offerings in remote or hybrid formats, strengthening of academic and psychological support, and the implementation of active listening channels between students, faculty, and administration.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/us/*
dc.subjectEducação Superiorpt_BR
dc.subjectHigher Educationpt_BR
dc.subjectEvasão Acadêmicapt_BR
dc.subjectEnsino de Contabilidadept_BR
dc.subjectPermanência Estudantilpt_BR
dc.subjectAcademic Dropoutpt_BR
dc.subjectStudent Retentionpt_BR
dc.subjectAccounting Educationpt_BR
dc.titleEvasão acadêmica no curso de ciências contábeis: um estudo sobre o perfil socioeconômico e sua relação com a evasãopt_BR
dc.title.alternativeAcademic Attrition In The Accounting Course: A Study On The Socioeconomic Profile And Its Relationship With Attritionpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Nganga, Camilla Soueneta Nascimento-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6986003080954938pt_BR
dc.contributor.referee1Blind Review, Blind Review-
dc.contributor.referee1Lattesxpt_BR
dc.contributor.referee2Blind Review, Blind Review-
dc.contributor.referee2Lattesxpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0903333328720595pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoNas últimas décadas, a educação superior no Brasil passou por significativa expansão. No entanto, a conclusão dos cursos não acompanhou esse crescimento, evidenciando altas taxas de evasão e gerando prejuízos sociais, acadêmicos e econômicos. Políticas públicas, como o Sistema de Seleção Unificada (SISU), ampliaram o acesso às universidades públicas; porém, não podem ser responsabilizadas isoladamente pelo aumento da evasão. Buscando identificar padrões nas causas da evasão correlacionando-as ao perfil dos estudantes de modo a fornecer dados para políticas institucionais que promovam a retenção acadêmica, essa análise revelou que a evasão é um fenômeno multifatorial, influenciado por fatores institucionais, acadêmicos e socioeconômicos dos estudantes, bem como por políticas de gestão das instituições. Políticas públicas, como o SISU, não se mostraram determinantes isoladamente, mas sim em conjunto aos fatores já citados. Apontando que a evasão acadêmica não pode ser analisada por apenas um viés e sim pela totalidade de eventos que levam a ela. Este estudo adotou uma metodologia qualitativa e descritiva, realizando entrevistas semiestruturadas com ex-alunos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia, que evadiram entre 2014 e 2024. Os resultados indicam uma necessidade de estratégias institucionais mais abrangentes, incluindo revisão curricular alinhada ao mercado privado, flexibilização de horários, ampliação da oferta de cursos e disciplinas em formato remoto ou híbrido, fortalecimento do apoio acadêmico e psicológico, e implementação de canais de escuta ativa entre estudantes, corpo docente e administração.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Contábeispt_BR
dc.sizeorduration32pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.orcid.putcode192797556-
Aparece en las colecciones:TCC - Ciências Contábeis

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
EvasãoAcadêmicaCurso.pdf378.17 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons