Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47026| ORCID: | http://orcid.org/0009-0005-4938-4388 |
| Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Access type: | Acesso Aberto |
| Title: | Evasão acadêmica no curso de ciências contábeis: um estudo sobre o perfil socioeconômico e sua relação com a evasão |
| Alternate title (s): | Academic Attrition In The Accounting Course: A Study On The Socioeconomic Profile And Its Relationship With Attrition |
| Author: | Silva, Larissa Helena Malaquias |
| First Advisor: | Nganga, Camilla Soueneta Nascimento |
| First member of the Committee: | Blind Review, Blind Review |
| Second member of the Committee: | Blind Review, Blind Review |
| Summary: | Nas últimas décadas, a educação superior no Brasil passou por significativa expansão. No entanto, a conclusão dos cursos não acompanhou esse crescimento, evidenciando altas taxas de evasão e gerando prejuízos sociais, acadêmicos e econômicos. Políticas públicas, como o Sistema de Seleção Unificada (SISU), ampliaram o acesso às universidades públicas; porém, não podem ser responsabilizadas isoladamente pelo aumento da evasão. Buscando identificar padrões nas causas da evasão correlacionando-as ao perfil dos estudantes de modo a fornecer dados para políticas institucionais que promovam a retenção acadêmica, essa análise revelou que a evasão é um fenômeno multifatorial, influenciado por fatores institucionais, acadêmicos e socioeconômicos dos estudantes, bem como por políticas de gestão das instituições. Políticas públicas, como o SISU, não se mostraram determinantes isoladamente, mas sim em conjunto aos fatores já citados. Apontando que a evasão acadêmica não pode ser analisada por apenas um viés e sim pela totalidade de eventos que levam a ela. Este estudo adotou uma metodologia qualitativa e descritiva, realizando entrevistas semiestruturadas com ex-alunos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia, que evadiram entre 2014 e 2024. Os resultados indicam uma necessidade de estratégias institucionais mais abrangentes, incluindo revisão curricular alinhada ao mercado privado, flexibilização de horários, ampliação da oferta de cursos e disciplinas em formato remoto ou híbrido, fortalecimento do apoio acadêmico e psicológico, e implementação de canais de escuta ativa entre estudantes, corpo docente e administração. |
| Abstract: | In recent decades, higher education in Brazil has undergone significant expansion. However, course completion has not kept pace with this growth, revealing high dropout rates and causing social, academic, and economic losses. Public policies, such as the Unified Selection System (SISU), have expanded access to public universities; however, they cannot be solely held responsible for the increase in dropout rates. The aim was to identify patterns in the causes of dropout, correlating them with students’ profiles in order to provide data for institutional policies that promote academic retention. The analysis revealed that dropout is a multifactorial phenomenon, influenced by institutional, academic, and socioeconomic factors of students, as well as by the management policies of institutions. Public policies, such as SISU, did not prove to be determining factors on their own, but rather in conjunction with the factors already mentioned, indicating that academic dropout cannot be analyzed from a single perspective but from the totality of events that lead to it. This study adopted a qualitative and descriptive methodology, conducting semi-structured interviews with former students of the Accounting Sciences program at the Federal University of Uberlândia who dropped out between 2014 and 2024. The results point to the need for more comprehensive institutional strategies, including curriculum revision aligned with the private labor market, flexible scheduling, expansion of course and subject offerings in remote or hybrid formats, strengthening of academic and psychological support, and the implementation of active listening channels between students, faculty, and administration. |
| Keywords: | Educação Superior Higher Education Evasão Acadêmica Ensino de Contabilidade Permanência Estudantil Academic Dropout Student Retention Accounting Education |
| Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
| Language: | por |
| Country: | Brasil |
| Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Quote: | SILVA, Larissa Helena Malaquias. Evasão acadêmica no curso de ciências contábeis: um estudo sobre o perfil socioeconômico e sua relação com a evasão. 2025. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47026 |
| Date of defense: | 12-Sep-2025 |
| Appears in Collections: | TCC - Ciências Contábeis |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| EvasãoAcadêmicaCurso.pdf | 378.17 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License
