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ORCID:  http://orcid.org/0009-0006-6548-559X
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Educação financeira e preparação para a aposentadoria: um estudo com jovens profissionais
Autor: Garcez, Vitor Barbosa
Primer orientador: Botinha, Reiner Alves
Primer miembro de la banca: Blind Review, Blind Review
Segundo miembro de la banca: Blind Review, Blind Review
Resumen: Este estudo investiga a influência da educação financeira no planejamento de aposentadoria de profissionais em início de carreira, identificando os principais obstáculos enfrentados e a relação entre conhecimento teórico e aplicação prática. Partindo de teorias como a Teoria da Utilidade Esperada, a Teoria do Ciclo de Vida e a Teoria da Carteira de Investimentos, o trabalho analisa dados sobre o cenário previdenciário brasileiro e os fatores estruturais e financeiros que dificultam a poupança de longo prazo. A pesquisa adotou abordagem qualitativa, por meio de questionário aplicado a jovens profissionais, avaliando perfil sociodemográfico, nível de conhecimento financeiro e práticas voltadas à aposentadoria. Os resultados revelam que, apesar de reconhecerem a importância de se preparar para o futuro, muitos apresentam dificuldades em estimar o valor necessário para a aposentadoria, lidar com imprevistos e ajustar o planejamento diante de mudanças econômicas. Observou-se que mais da metade dos participantes não realizam contribuições regulares para previdência complementar, apesar de considerar importante, e que não possuem conhecimento sobre os diferentes tipos de produtos financeiros disponíveis no mercado que auxiliam e facilitam alcançar sua liberdade financeira no futuro. Conclui-se que a educação financeira é fator determinante para reduzir a lacuna entre saber e fazer, sendo essencial a ampliação de programas de capacitação que sejam acessíveis contextualizados e adaptados às diferentes realidades socioeconômicas, garantindo que indivíduos de todos os perfis possam desenvolver habilidades financeiras sólidas ao longo da vida.
Abstract: This study investigates the influence of financial education on retirement planning among early-career professionals, identifying key obstacles and the relationship between theoretical knowledge and practical application. Grounded in theories such as the Expected Utility Theory, the Life-Cycle Hypothesis, and the Modern Portfolio Theory, the research analyzes data on the Brazilian pension system and the behavioral and examines the structural and financial factors that hinder long-term saving. A qualitative approach was employed through a questionnaire administered to young professionals, assessing sociodemographic profiles, financial literacy levels, and retirement-oriented practices. The findings reveal that, although participants recognize the importance of preparing for the future, many face difficulties in estimating the amount required for retirement, handling unforeseen circumstances, and adjusting their plans in response to economic changes. Over half of the respondents do not make regular contributions to private pension plans, despite considering them important, and lack knowledge about the variety of financial products available to support the achievement of long-term financial freedom. The study concludes that financial education is a decisive factor in bridging the gap between knowing and doing, highlighting the need to expand accessible, contextualized training programs tailored to diverse socioeconomic realities, enabling individuals from all backgrounds to develop solid financial skills throughout life.
Palabras clave: Educação financeira
Financial education
Planejamento de aposentadoria
Retirement planning
Investimentos
Investments
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: GARCEZ, Vitor Barbosa. Educação financeira e preparação para a aposentadoria: um estudo com jovens profissionais. 2025. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47000
Fecha de defensa: 10-sep-2025
Aparece en las colecciones:TCC - Ciências Contábeis

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