Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47000
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorGarcez, Vitor Barbosa-
dc.date.accessioned2025-09-24T17:19:54Z-
dc.date.available2025-09-24T17:19:54Z-
dc.date.issued2025-09-10-
dc.identifier.citationGARCEZ, Vitor Barbosa. Educação financeira e preparação para a aposentadoria: um estudo com jovens profissionais. 2025. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47000-
dc.description.abstractThis study investigates the influence of financial education on retirement planning among early-career professionals, identifying key obstacles and the relationship between theoretical knowledge and practical application. Grounded in theories such as the Expected Utility Theory, the Life-Cycle Hypothesis, and the Modern Portfolio Theory, the research analyzes data on the Brazilian pension system and the behavioral and examines the structural and financial factors that hinder long-term saving. A qualitative approach was employed through a questionnaire administered to young professionals, assessing sociodemographic profiles, financial literacy levels, and retirement-oriented practices. The findings reveal that, although participants recognize the importance of preparing for the future, many face difficulties in estimating the amount required for retirement, handling unforeseen circumstances, and adjusting their plans in response to economic changes. Over half of the respondents do not make regular contributions to private pension plans, despite considering them important, and lack knowledge about the variety of financial products available to support the achievement of long-term financial freedom. The study concludes that financial education is a decisive factor in bridging the gap between knowing and doing, highlighting the need to expand accessible, contextualized training programs tailored to diverse socioeconomic realities, enabling individuals from all backgrounds to develop solid financial skills throughout life.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectFinancial educationpt_BR
dc.subjectPlanejamento de aposentadoriapt_BR
dc.subjectRetirement planningpt_BR
dc.subjectInvestimentospt_BR
dc.subjectInvestmentspt_BR
dc.titleEducação financeira e preparação para a aposentadoria: um estudo com jovens profissionaispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Botinha, Reiner Alves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9846302370483665pt_BR
dc.contributor.referee1Blind Review, Blind Review-
dc.contributor.referee1LattesXpt_BR
dc.contributor.referee2Blind Review, Blind Review-
dc.contributor.referee2LattesXpt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste estudo investiga a influência da educação financeira no planejamento de aposentadoria de profissionais em início de carreira, identificando os principais obstáculos enfrentados e a relação entre conhecimento teórico e aplicação prática. Partindo de teorias como a Teoria da Utilidade Esperada, a Teoria do Ciclo de Vida e a Teoria da Carteira de Investimentos, o trabalho analisa dados sobre o cenário previdenciário brasileiro e os fatores estruturais e financeiros que dificultam a poupança de longo prazo. A pesquisa adotou abordagem qualitativa, por meio de questionário aplicado a jovens profissionais, avaliando perfil sociodemográfico, nível de conhecimento financeiro e práticas voltadas à aposentadoria. Os resultados revelam que, apesar de reconhecerem a importância de se preparar para o futuro, muitos apresentam dificuldades em estimar o valor necessário para a aposentadoria, lidar com imprevistos e ajustar o planejamento diante de mudanças econômicas. Observou-se que mais da metade dos participantes não realizam contribuições regulares para previdência complementar, apesar de considerar importante, e que não possuem conhecimento sobre os diferentes tipos de produtos financeiros disponíveis no mercado que auxiliam e facilitam alcançar sua liberdade financeira no futuro. Conclui-se que a educação financeira é fator determinante para reduzir a lacuna entre saber e fazer, sendo essencial a ampliação de programas de capacitação que sejam acessíveis contextualizados e adaptados às diferentes realidades socioeconômicas, garantindo que indivíduos de todos os perfis possam desenvolver habilidades financeiras sólidas ao longo da vida.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Contábeispt_BR
dc.sizeorduration41pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
dc.orcid.putcode192698029-
Appears in Collections:TCC - Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EducacaoFinanceiraPreparacao.pdf637.01 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.