Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46956
ORCID:  http://orcid.org/0009-0006-7845-1057
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Narrativas de uma estudante com deficiência auditiva no ensino superior: práticas pedagógicas, inclusão e desenvolvimento acadêmico
Título(s) alternativo(s): Narratives of a hearing-impaired student in higher education: pedagogical practices, inclusion, and academic development
Autor(es): Candido, Juliana Lemes
Primeiro orientador: Ferreira, Fernanda Helena Nogueira
Primeiro coorientador: Carvalho, Daniela Franco
Primeiro membro da banca: Almeida, Ariádine Cristine de
Segundo membro da banca: Estevinho, Lucia de Fátima Dinelli
Resumo: Este trabalho apresenta uma narrativa fundamentada nas minhas experiências pessoais como estudante com deficiência auditiva no ensino superior. Através da descrição de episódios vivenciados ao longo da minha trajetória acadêmica, compartilho os principais desafios e conquistas, estabelecendo um diálogo enriquecedor com autores que discutem temas relacionados à inclusão, acessibilidade e aos direitos das pessoas com deficiência.O objetivo central deste estudo é evidenciar estratégias pedagógicas que favoreçam a inclusão de estudantes surdos em ambientes educacionais, com ênfase no papel das adaptações didáticas, do uso de tecnologias assistivas e da formação docente especializada.Para isso, adoto a metodologia da pesquisa narrativa, que permite articular minhas vivências pessoais com os referenciais teóricos sobre surdez, educação inclusiva e políticas públicas. As reflexões resultantes indicam que a presença de intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais), materiais didáticos adaptados e práticas pedagógicas interativas seriam essenciais para assegurar a participação plena e efetiva dos alunos com deficiência auditiva — recursos estes que, no meu caso, estiveram ausentes, evidenciando as barreiras ainda enfrentadas. Concluo que a inclusão verdadeira ultrapassa a mera disponibilização de recursos físicos e tecnológicos, requerendo, sobretudo, uma transformação de atitudes, empatia e compromisso por parte de toda a comunidade acadêmica. Palavras-chave: Inclusão escolar. Deficiência auditiva. Libras. Acessibilidade. Estratégias pedagógicas.
Abstract: This paper presents a narrative based on my personal experiences as a hearing-impaired student in higher education. Through episodes lived throughout my academic journey, I share the main challenges and achievements, establishing a meaningful dialogue with authors who discuss inclusion, accessibility, and the rights of people with disabilities. The central aim of this study was to emphasize pedagogical strategies that could promote the inclusion of deaf students in educational environments, highlighting the role of didactic adaptations, assistive technologies, and specialized teacher training. I employ a narrative research methodology that connects my lived experiences with theoretical frameworks on deafness, inclusive education, and public policies. The reflections suggest that the presence of Libras interpreters, adapted teaching materials, and interactive pedagogical practices would be essential to ensure the full and effective participation of hearing-impaired students — resources that were unfortunately absent in my case, revealing the barriers still faced. I conclude that true inclusion goes beyond the mere provision of physical and technological resources, requiring above all lattitudinal transformation, empathy, and commitment from the entire academic community Keywords: School inclusion. Hearing impairment. Sign language. Accessibility. Pedagogical strategies
Palavras-chave: Inclusão escolar
School inclusion
Deficiência auditiva
Libras
Estratégias pedagógicas
Acessibilidade
Hearing impairment
Sign language
Accessibility
Pedagogical strategies
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: CANDIDO, Juliana Lemes. Narrativas de uma estudante com deficiência auditiva no ensino superior: práticas pedagógicas, inclusão e desenvolvimento acadêmico. 2025. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46956
Data de defesa: 16-Set-2025
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NarrativasEstudanteDeficiência.pdfTrabalho de conclusão de curso346.84 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.