Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46956| ORCID: | http://orcid.org/0009-0006-7845-1057 |
| Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Título: | Narrativas de uma estudante com deficiência auditiva no ensino superior: práticas pedagógicas, inclusão e desenvolvimento acadêmico |
| Título(s) alternativo(s): | Narratives of a hearing-impaired student in higher education: pedagogical practices, inclusion, and academic development |
| Autor(es): | Candido, Juliana Lemes |
| Primeiro orientador: | Ferreira, Fernanda Helena Nogueira |
| Primeiro coorientador: | Carvalho, Daniela Franco |
| Primeiro membro da banca: | Almeida, Ariádine Cristine de |
| Segundo membro da banca: | Estevinho, Lucia de Fátima Dinelli |
| Resumo: | Este trabalho apresenta uma narrativa fundamentada nas minhas experiências pessoais como estudante com deficiência auditiva no ensino superior. Através da descrição de episódios vivenciados ao longo da minha trajetória acadêmica, compartilho os principais desafios e conquistas, estabelecendo um diálogo enriquecedor com autores que discutem temas relacionados à inclusão, acessibilidade e aos direitos das pessoas com deficiência.O objetivo central deste estudo é evidenciar estratégias pedagógicas que favoreçam a inclusão de estudantes surdos em ambientes educacionais, com ênfase no papel das adaptações didáticas, do uso de tecnologias assistivas e da formação docente especializada.Para isso, adoto a metodologia da pesquisa narrativa, que permite articular minhas vivências pessoais com os referenciais teóricos sobre surdez, educação inclusiva e políticas públicas. As reflexões resultantes indicam que a presença de intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais), materiais didáticos adaptados e práticas pedagógicas interativas seriam essenciais para assegurar a participação plena e efetiva dos alunos com deficiência auditiva — recursos estes que, no meu caso, estiveram ausentes, evidenciando as barreiras ainda enfrentadas. Concluo que a inclusão verdadeira ultrapassa a mera disponibilização de recursos físicos e tecnológicos, requerendo, sobretudo, uma transformação de atitudes, empatia e compromisso por parte de toda a comunidade acadêmica. Palavras-chave: Inclusão escolar. Deficiência auditiva. Libras. Acessibilidade. Estratégias pedagógicas. |
| Abstract: | This paper presents a narrative based on my personal experiences as a hearing-impaired student in higher education. Through episodes lived throughout my academic journey, I share the main challenges and achievements, establishing a meaningful dialogue with authors who discuss inclusion, accessibility, and the rights of people with disabilities. The central aim of this study was to emphasize pedagogical strategies that could promote the inclusion of deaf students in educational environments, highlighting the role of didactic adaptations, assistive technologies, and specialized teacher training. I employ a narrative research methodology that connects my lived experiences with theoretical frameworks on deafness, inclusive education, and public policies. The reflections suggest that the presence of Libras interpreters, adapted teaching materials, and interactive pedagogical practices would be essential to ensure the full and effective participation of hearing-impaired students — resources that were unfortunately absent in my case, revealing the barriers still faced. I conclude that true inclusion goes beyond the mere provision of physical and technological resources, requiring above all lattitudinal transformation, empathy, and commitment from the entire academic community Keywords: School inclusion. Hearing impairment. Sign language. Accessibility. Pedagogical strategies |
| Palavras-chave: | Inclusão escolar School inclusion Deficiência auditiva Libras Estratégias pedagógicas Acessibilidade Hearing impairment Sign language Accessibility Pedagogical strategies |
| Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Referência: | CANDIDO, Juliana Lemes. Narrativas de uma estudante com deficiência auditiva no ensino superior: práticas pedagógicas, inclusão e desenvolvimento acadêmico. 2025. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46956 |
| Data de defesa: | 16-Set-2025 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| NarrativasEstudanteDeficiência.pdf | Trabalho de conclusão de curso | 346.84 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
