Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46956
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorCandido, Juliana Lemes-
dc.date.accessioned2025-09-23T15:07:00Z-
dc.date.available2025-09-23T15:07:00Z-
dc.date.issued2025-09-16-
dc.identifier.citationCANDIDO, Juliana Lemes. Narrativas de uma estudante com deficiência auditiva no ensino superior: práticas pedagógicas, inclusão e desenvolvimento acadêmico. 2025. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46956-
dc.description.abstractThis paper presents a narrative based on my personal experiences as a hearing-impaired student in higher education. Through episodes lived throughout my academic journey, I share the main challenges and achievements, establishing a meaningful dialogue with authors who discuss inclusion, accessibility, and the rights of people with disabilities. The central aim of this study was to emphasize pedagogical strategies that could promote the inclusion of deaf students in educational environments, highlighting the role of didactic adaptations, assistive technologies, and specialized teacher training. I employ a narrative research methodology that connects my lived experiences with theoretical frameworks on deafness, inclusive education, and public policies. The reflections suggest that the presence of Libras interpreters, adapted teaching materials, and interactive pedagogical practices would be essential to ensure the full and effective participation of hearing-impaired students — resources that were unfortunately absent in my case, revealing the barriers still faced. I conclude that true inclusion goes beyond the mere provision of physical and technological resources, requiring above all lattitudinal transformation, empathy, and commitment from the entire academic community Keywords: School inclusion. Hearing impairment. Sign language. Accessibility. Pedagogical strategiespt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectSchool inclusionpt_BR
dc.subjectDeficiência auditivapt_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.subjectEstratégias pedagógicaspt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectHearing impairmentpt_BR
dc.subjectSign languagept_BR
dc.subjectAccessibilitypt_BR
dc.subjectPedagogical strategiespt_BR
dc.titleNarrativas de uma estudante com deficiência auditiva no ensino superior: práticas pedagógicas, inclusão e desenvolvimento acadêmicopt_BR
dc.title.alternativeNarratives of a hearing-impaired student in higher education: pedagogical practices, inclusion, and academic developmentpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Carvalho, Daniela Franco-
dc.contributor.advisor1Ferreira, Fernanda Helena Nogueira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7038405025309060pt_BR
dc.contributor.referee1Almeida, Ariádine Cristine de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9104947767194284pt_BR
dc.contributor.referee2Estevinho, Lucia de Fátima Dinelli-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8255914355924420pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/0833482214532995pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma narrativa fundamentada nas minhas experiências pessoais como estudante com deficiência auditiva no ensino superior. Através da descrição de episódios vivenciados ao longo da minha trajetória acadêmica, compartilho os principais desafios e conquistas, estabelecendo um diálogo enriquecedor com autores que discutem temas relacionados à inclusão, acessibilidade e aos direitos das pessoas com deficiência.O objetivo central deste estudo é evidenciar estratégias pedagógicas que favoreçam a inclusão de estudantes surdos em ambientes educacionais, com ênfase no papel das adaptações didáticas, do uso de tecnologias assistivas e da formação docente especializada.Para isso, adoto a metodologia da pesquisa narrativa, que permite articular minhas vivências pessoais com os referenciais teóricos sobre surdez, educação inclusiva e políticas públicas. As reflexões resultantes indicam que a presença de intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais), materiais didáticos adaptados e práticas pedagógicas interativas seriam essenciais para assegurar a participação plena e efetiva dos alunos com deficiência auditiva — recursos estes que, no meu caso, estiveram ausentes, evidenciando as barreiras ainda enfrentadas. Concluo que a inclusão verdadeira ultrapassa a mera disponibilização de recursos físicos e tecnológicos, requerendo, sobretudo, uma transformação de atitudes, empatia e compromisso por parte de toda a comunidade acadêmica. Palavras-chave: Inclusão escolar. Deficiência auditiva. Libras. Acessibilidade. Estratégias pedagógicas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Biológicaspt_BR
dc.sizeorduration23pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.orcid.putcode192608885-
Aparece en las colecciones:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
NarrativasEstudanteDeficiência.pdfTrabalho de conclusão de curso346.84 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.