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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46897| ORCID: | http://orcid.org/0000-0001-7030-2651 |
| Tipo de documento: | Tese |
| Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
| Título: | Projeto e desenvolvimento de um retificador híbrido com alta densidade de potência utilizando técnica de compensação série no barramento CC para aplicações em HVDC no contexto MEA – More Electric Aircrafts |
| Título (s) alternativo (s): | Design and development of a hybrid rectifier with high power density using DC bus series compensation technique for HVDC applications in the context of MEA – More Electric Aircrafts |
| Autor: | Barbosa, Vitor Fonseca |
| Primer orientador: | Freitas, Luiz Carlos Gomes de |
| Primer coorientador: | Lima, Gustavo Brito de |
| Primer miembro de la banca: | Freitas, Luiz Carlos Gomes de |
| Segundo miembro de la banca: | Praça, Paulo Peixoto |
| Tercer miembro de la banca: | Rodrigues, Danillo Borges |
| Cuarto miembro de la banca: | Rodovalho, Diógenes Simão |
| Quinto miembro de la banca: | Resende, Ênio Costa |
| Resumen: | O processo de substituição de sistemas hidráulicos e pneumáticos por sistemas elétricos a bordo de aeronaves, conhecido como More Electric Aircrafts (MEA), tem motivado o desenvolvimento de conversores de eletrônica de potência com alta densidade de potência e robustez. Neste contexto, esta tese de doutorado apresenta os resultados de uma pesquisa direcionada para o desenvolvimento de um Retificador Híbrido Trifásico com barramento de saída em alta tensão em corrente contínua (CC) (HVDC – acrônimo em inglês para High Voltage Direct Current), denominado RHT-HVDC-MEA. A arquitetura deste conversor é composta pela associação em cascata de um conversor Boost trifásico com um conversor LLC Série Ressonante e, em paralelo, com um Retificador Não-controlado. Esta configuração garante a divisão de processamento de potência entre os conversores, reduzindo perdas e aumentando a eficiência global da estrutura. Além disso, a metodologia empregada utiliza processamento digital de sinais de alta largura de banda, permitindo o projeto de apenas um controlador para regular a tensão no barramento CC de saída. Esta abordagem simplifica o projeto, reduz o número de sensores necessários, e melhora significativamente a robustez e confiabilidade do conversor. O desempenho do conversor RHT-HVDC-MEA foi validado por meio de simulações computacionais detalhadas e pela construção de um protótipo em escala reduzida com potência nominal de 1,2kW. Os resultados obtidos demonstram que o conversor apresenta alta eficiência (97%), excelente resposta dinâmica frente às variações de frequência típicas de sistemas aeronáuticos (400Hz a 800Hz) e conformidade com os rigorosos requisitos da norma DO-160F, com distorção harmônica total de corrente (DHTi) de apenas 3,9%. Tais características, posicionam o RHT-HVDC-MEA como uma solução promissora para aplicações em MEA, atendendo às crescentes demandas por sistemas elétricos mais compactos, eficientes e confiáveis na aviação moderna. |
| Abstract: | The process of replacing hydraulic and pneumatic systems with electrical systems onboard aircraft, known as More Electric Aircrafts (MEA), has driven the development of power electronics converters with high power density and robustness. In this context, this doctoral thesis presents the results of research aimed at developing a Three-Phase Hybrid Rectifier with a High Voltage Direct Current (HVDC) output bus, designated RHT-HVDC-MEA. The architecture of this converter consists of a cascaded combination of a three-phase Boost converter with a Series Resonant LLC converter and, in parallel, with an Uncontrolled Rectifier. This configuration ensures power processing is divided between the converters, reducing losses and increasing the overall efficiency of the structure. Furthermore, the methodology employed utilizes high-bandwidth digital signal processing, allowing the design of a single controller to regulate the voltage on the output DC bus. This approach simplifies the design, reduces the number of sensors required, and significantly improves the converter's robustness and reliability. The performance of the RHT-HVDC-MEA converter was validated through detailed computer simulations and the construction of a reduced-scale prototype with a nominal power of 1.2kW. The results demonstrate that the converter exhibits high efficiency (97%), excellent dynamic response to the frequency variations typical of aeronautical systems (400Hz to 800Hz), and compliance with the stringent requirements of the DO-160F standard, with a Total Harmonic Distortion of Current (THDi) of only 3.9%. These characteristics position the RHT-HVDC-MEA as a promising solution for MEA applications, meeting the growing demand for more compact, efficient, and reliable electrical systems in modern aviation. |
| Palabras clave: | Aeronave Mais Elétrica Alta Tensão em Corrente Contínua Processamento Digital de Sinais Retificadores Híbridos |
| Área (s) del CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::ELETRONICA INDUSTRIAL, SISTEMAS E CONTROLES ELETRONICOS CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::CIRCUITOS ELETRICOS, MAGNETICOS E ELETRONICOS |
| Tema: | Engenharia Elétrica Correntes contínuas Alta voltagem Conversores de corrente elétrica Aeronaves |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Programa: | Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica |
| Cita: | BARBOSA, Vitor Fonseca. Projeto e desenvolvimento de um retificador híbrido com alta densidade de potência utilizando técnica de compensação série no barramento CC para aplicações em HVDC no contexto MEA - More Electric Aircrafts. 2025. 155 f. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.te.2025.514 |
| Identificador del documento: | https://doi.org/10.14393/ufu.te.2025.514 |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46897 |
| Fecha de defensa: | 22-ago-2025 |
| Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS): | ODS::ODS 9. Indústria, Inovação e infraestrutura - Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação. ODS::ODS 13. Ação contra a mudança global do clima - Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos. |
| Aparece en las colecciones: | TESE - Engenharia Elétrica |
Ficheros en este ítem:
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