Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46869
ORCID:  http://orcid.org/0009-0002-5133-2569
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Núcleo de acessibilidade da UFU e serviço social: políticas e práticas institucionais de inclusão educacional
Título (s) alternativo (s): Accessibility center at UFU and social work: institutional policies and practices of educational inclusion
Autor: Magalhães, Fernanda de
Primer orientador: Souza, Vilma Aparecida de
Primer miembro de la banca: Silva, Lázara Cristina da
Segundo miembro de la banca: Romanholi, Renata Santos Machado
Resumen: Este estudo insere-se na Linha de Pesquisa Estado, Políticas e Gestão em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (PPGED/UFU) e tem como objeto de investigação o Núcleo de Acessibilidade dessa instituição. A pesquisa tem por objetivo analisar o contexto de criação, implantação e funcionamento do Núcleo de Acessibilidade da UFU no período de 2012 a 2022, destacando seu papel na promoção da permanência dos(as) estudantes público da Educação Especial no ensino superior, bem como a atuação do Serviço Social nesse espaço. A relevância da investigação está ancorada na crescente demanda por políticas de inclusão nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) e na necessidade de compreender como essas políticas são efetivadas no cotidiano universitário, especialmente por meio de núcleos institucionais voltados à acessibilidade. A abordagem adotada é qualitativa, com base na metodologia da pesquisa documental e na realização de entrevistas semiestruturadas com profissionais atuantes no Núcleo de Acessibilidade da UFU, incluindo assistentes sociais e coordenadores(as). A análise documental contempla legislações, normativas internas da universidade, relatórios institucionais e documentos que subsidiaram a criação e o desenvolvimento do núcleo ao longo da última década. As entrevistas, por sua vez, possibilitam compreender as percepções dos(as) sujeitos envolvidos(as) nas práticas cotidianas de inclusão e os desafios enfrentados na consolidação de uma política institucional de acessibilidade efetiva. A partir do referencial teórico-metodológico das ciências humanas aplicadas à educação, e ancorado em uma perspectiva crítica e ética de produção do conhecimento, o estudo reconhece a educação como prática social e direito humano. Assim, a pesquisa reafirma o compromisso com a construção de uma universidade pública democrática, plural e acessível, em consonância com os princípios da inclusão. Como resultado, a investigação evidencia que o Núcleo de Acessibilidade da UFU tem desempenhado papel relevante na criação de estratégias institucionais voltadas à eliminação de diversas barreiras. O Serviço Social se apresenta como uma das áreas fundamentais na articulação de políticas intersetoriais e no atendimento às demandas dos(as) estudantes público da Educação Especial, contribuindo para a permanência qualificada e para o fortalecimento de uma cultura universitária mais inclusiva. No entanto, também evidenciamos que os avanços institucionais observados ao longo dos últimos anos refletem esforços significativos de transformação da universidade, embora desafios importantes ainda se imponham, especialmente no que tange à formação continuada das equipes e à ampliação das ações de acessibilidade em todas as dimensões da vida acadêmica.
Abstract: This study is part of the Research Line on State, Policies, and Educational Management of the Graduate Program in Education at the Federal University of Uberlândia (PPGED/UFU), and its object of investigation is the institution’s Accessibility Center. The research aims to analyze the context of the creation, implementation, and functioning of the UFU Accessibility Center between 2012 and 2022, highlighting its role in promoting the retention of students with disabilities in higher education, as well as the role of Social Work in this space. The relevance of the study is anchored in the growing demand for inclusion policies within Brazilian Federal Institutions of Higher Education (IFES) and in the need to understand how such policies are effectively implemented in the university’s daily practices, particularly through institutional centers dedicated to accessibility. The study adopts a qualitative approach, based on documental research and semi-structured interviews with professionals working in the UFU Accessibility Center, including social workers and coordinators. The documental analysis includes legislation, internal university regulations, institutional reports, and documents that supported the creation and development of the center over the past decade. The interviews provide insight into the perceptions of those involved in daily inclusion practices and the challenges faced in consolidating an effective institutional accessibility policy. Grounded in the theoretical-methodological framework of the human sciences applied to education, and anchored in a critical and ethical perspective of knowledge production, this research recognizes education as a social practice and a human right. Thus, the study reaffirms its commitment to building a democratic, plural, and accessible public university, in line with the principles of inclusion. As a result, the research highlights the significant role played by the UFU Accessibility Center in developing institutional strategies aimed at removing various types of barriers. Social Work emerges as a key area in articulating intersectoral policies and responding to the needs of students with disabilities, contributing to qualified retention and the strengthening of a more inclusive university culture. Nevertheless, the institutional advances achieved in recent years reflect significant efforts toward university transformation, although important challenges remain, particularly regarding the continuing training of staff and the expansion of accessibility actions across all dimensions of academic life.
Palabras clave: Assistente Social
Ensino Superior
Inclusão
Núcleos de Acessibilidade
Universidade Federal de Uberlândia
políticas e práticas institucionais de inclusão educacional Social Worker
inclusion
Higher Education
Accessibility Centers
Federal University of Uberlândia
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Tema: Educação
Ensino superior
Serviço Social
Inclusão em educação
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Cita: MAGALHÃES, Fernanda de. Núcleo de Acessibilidade da UFU e serviço social: políticas e práticas institucionais de inclusão educacional. 2025. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5573.
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5573
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46869
Fecha de defensa: 29-ago-2025
Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS): ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
NúcleoAcessibilidadeUFU.pdfDissertação4.29 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons