Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46850
ORCID:  http://orcid.org/0009-0002-9419-037X
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Virulência de nematoides entomopatogênicos contra pupas de spodoptera cosmioides (walker) (lepidoptera: noctuidae)
Autor: Castanheira, Mateus Tondini
Primer orientador: Carvalho, Vanessa Andaló Mendes de
Primer miembro de la banca: Faria, Lucas Silva de
Segundo miembro de la banca: Duarte, Jéssyca Gonçalves
Resumen: A lagarta-das-vagens, Spodoptera cosmioides (Walker) (Lepidoptera: Noctuidae), é uma praga polífaga que acomete várias culturas de interesse econômico, inclusive a soja. Em seu estádio larval ataca principalmente as vagens da cultura causando prejuízos. Anteriormente considerada praga secundária, tornou-se primária devido a sua resistência a tecnologia Bt, eliminação de inimigos naturais e resistência ao controle químico devido ao uso dos mesmos ingredientes ativos. Para controle biológico, produtos formulados com Bacillus thuringiensis (Eubacteriales: Bacilaceae) e Metarhizium rileyi (Ascomycota: Clavicipitaceae) possuem registro para a praga. Uma alternativa para controle biológico são os nematoides entomopatogênicos dos gêneros Heterorhabditis e Steinernema, os nematoides invadem o hospedeiro por meio de aberturas naturais e liberam bactérias entomopatogênicas em sua hemocela, as quais se multiplicam, promovem septicemia e resultam na morte do inseto. O experimento foi realizado no laboratório de Entomologia da Universidade Federal de Uberlândia, Campus Monte Carmelo, MG. Os insetos utilizados no experimento foram obtidos da criação de S. cosmioides mantida no laboratório. Foram utilizadas seis isolados de nematoides entomopatogênicos e uma testemunha, no qual foi aplicado água destilada, cada isolado compos um tratamento com seis repetiçõese oito pupas em cada placa. Foram aplicados 1,5 mL de suspensão por placa. As avaliações de mortalidade foram realizadas após 96 h. O experimento foi estabelecido em delineamento inteiramente casualizado. A análise da mortalidade da praga S. cosmioides por diferentes isolados de nematoides revelou que não houve diferença estatística entre os tratamentos, verificando-se mortalidade superior a 20%. Dentre os seis isolados testados, Steinernema brazilense, Heterorhabditis sp. MC02 e Heterorhabditis sp. MC03 causaram mortalidade acima de 30%. Por não apresentarem diferença significativa de mortalidade, H. amazonensis MC01 e S. feltiae IBCB47 foram selecionados por apresentar mais adaptabilidade, destacando-se o primeiro por ser nativo da região e maior conhecimento de estudo e o segundo por seu comportamento de busca intermediário. Essa escolha prioriza isolados adaptados ao ambiente local e com alta capacidade de busca por hospedeiros, garantindo maior potencial de sucesso em aplicações de controle biológico.
Palabras clave: controle biológico
Glycine max
Heterorhabditidae
lagarta-das-vagens
Steinernematidae
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: CASTANHEIRA, Mateus Tondini. Virulência de nematoides entomopatogênicos contra pupas de spodoptera cosmioides (walker) (lepidoptera: noctuidae). 2025. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46850
Fecha de defensa: 27-ago-2025
Aparece en las colecciones:TCC - Agronomia (Monte Carmelo)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
VirulênciaNematoidesEntomopatogênicos.pdfTCC7.18 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons