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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46847Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.creator | Barbosa, Rodrigo Daher | - |
| dc.date.accessioned | 2025-09-17T10:46:23Z | - |
| dc.date.available | 2025-09-17T10:46:23Z | - |
| dc.date.issued | 2025-05-29 | - |
| dc.identifier.citation | BARBOSA, Rodrigo Daher. Estudo Numérico da Aeroacústica de Hélices de VANTs: Metodologia e Aplicação Prática com o Método Ffowcs Williams-Hawkings. 2025. 83 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeronáutica) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia -MG, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46847 | - |
| dc.description.sponsorship | Pesquisa sem auxílio de agências de fomento | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Ruído de VANTs | pt_BR |
| dc.subject | Simulações Numéricas Computacionais Fluidodinâmicas (CFD) | pt_BR |
| dc.subject | Modelo de Analogia Acústica (AA) | pt_BR |
| dc.subject | Método de Ffowcs Williams-Hawkings (FWH) | pt_BR |
| dc.subject | Modelagem Computacional Aeroacústica (CAA) | pt_BR |
| dc.subject | UAV Noise | pt_BR |
| dc.subject | Computational Fluid Dynamics (CFD) Simulations | pt_BR |
| dc.subject | Acoustic Analogy (AA) Model | pt_BR |
| dc.subject | Ffowcs Williams-Hawkings (FWH) Method | pt_BR |
| dc.subject | Computational Aeroacoustics (CAA) | pt_BR |
| dc.title | Estudo numérico da aeroacústica de hélices de vants: metodologia e aplicação prática com o método Ffowcs Williams-Hawkings | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Almeida, Odenir de | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8197975215358295 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Silva, Higor Luis | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2478587933474876 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Soares, Yuri | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7353557486511929 | pt_BR |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | Os veículos aéreos não tripulados (VANTs) têm apresentado uma crescente expansão tanto no Brasil quanto no cenário internacional, atuando em diversos setores e avançando progressivamente para operações em áreas urbanas. Estudos de mercado apontam um crescimento anual significativo dessa tecnologia, reforçando sua tendência de consolidação e aplicação no cotidiano. Dados do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) confirmam o aumento contínuo no número de operadores de VANTs no Brasil. Com a crescente atenção voltada para esses veículos, discussões em torno da regulamentação do ruído gerado por suas hélices têm ganhado espaço nas agências de aviação civil ao redor do mundo. Embora o Brasil ainda não possua normas específicas sobre o tema, é imprescindível que fabricantes se antecipem às futuras exigências regulatórias, adotando estratégias para prever e mitigar o impacto sonoro, contribuindo para uma operação mais silenciosa e confortável ao usuário final. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo desenvolver e aplicar uma metodologia prática para estimar computacionalmente o ruído gerado por hélices de VANTs, de modo a fornecer subsídios para o desenvolvimento desses projetos e a otimização acústica desses sistemas. Para isso, foi realizado um extenso levantamento bibliográfico e adotada uma abordagem baseada em simulações fluidodinâmicas computacionais (CFD) no software ANSYS Fluent®, com a resolução das equações do modelo Unsteady Reynolds-Averaged Navier-Stokes (URANS). Foram empregados tanto o método estacionário Moving Reference Frame (MRF) quanto o método transiente Sliding Mesh. Após a validação do modelo aerodinâmico, aplicou-se a analogia acústica de Ffowcs Williams–Hawkings (FWH) para a predição do campo sonoro. Os resultados obtidos demonstraram excelente concordância dos coeficientes aerodinâmicos com dados de referência, evidenciando a robustez da modelagem empregada, apresentando erros relativos a literatura inferiores a 5% para o empuxo e o torque. A predição acústica apresentou ótima correspondência com os ruídos tonais, especialmente para as primeiras harmônicas da frequência de passagem das pás (BPF), porém, mostrando limitação para o ruído de banda larga e frequências elevadas. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | Engenharia Aeronáutica | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 84 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA AEROESPACIAL::AERODINAMICA | pt_BR |
| dc.orcid.putcode | 192148152 | - |
| Appears in Collections: | TCC - Engenharia Aeronáutica | |
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| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| EstudoNuméricoAeroacústica.pdf | TCC | 16.88 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
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