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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46832| Tipo do documento: | Tese |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Título: | Ensino profissional confessional para mulheres: A escola de educação doméstica da Liga das Senhoras Católicas, São Paulo (1923–29) |
| Título(s) alternativo(s): | Confessional professional education for women: The Catholic Ladies' League Homeschool, São Paulo (1923–29) |
| Autor(es): | Dias, Maria Juliana |
| Primeiro orientador: | Ribeiro, Betânia de Oliveira Laterza |
| Primeiro membro da banca: | Isobe, Rogéria Moreira Rezende |
| Segundo membro da banca: | Carvalho, Carlos Henrique de |
| Terceiro membro da banca: | Silva, Elizabeth Farias da |
| Quarto membro da banca: | Araújo, José Carlos Souza |
| Resumo: | Em 1909, o presidente da República, Nilo Peçanha, assinou o decreto legislativo 1.606, que formalizou o ensino profissional como escola secundária e estimulou iniciativas particulares de abertura de instituições educacionais profissionais com concessão de subvenções. Cerca de seis anos depois, o bispo Sebastião Leme publicou sua carta pastoral, onde defendeu a restauração da fé católica por meio da educação religiosa e de modo a se valer de subsídios do governo. Esses dois fatos se encontram nesta tese, que apresenta uma investigação sobre gênese da escola doméstica profissional criada pela Liga das Senhoras Católicas de São Paulo, em 1923. Tal instituição e suas relações com a Igreja e a sociedade paulistana compõem o núcleo do objeto estudado, abordado em função desta tese de estudo: a escola visou muito mais formar moças para a vida doméstica católica — futuras esposas e mães (donas e casa) — do que para a vida como profissionais domésticas. A pesquisa partiu dos seguintes questionamentos: como era a educação das mulheres e sua correlação com orientações e valores que a Igreja Católica pregava? A criação da liga das senhoras e de sua escola doméstica se ancorou no movimento de restauração católica? O que pretendia a escola: formar para o mercado de trabalho ou para a vida doméstica? Essas questões foram desdobradas em função dos seguintes objetivos: elaborar uma análise crítica do processo de surgimento, estruturação e funcionamento da escola; delinear perfis discentes com vistas à origem socioeconômica, à formação, a práticas de ensino e aprendizagem etc.; caracterizar os meios de subsistência da escola; fazer uma análise de discursos sobre a escola. A investigação se desdobrou como pesquisa documental na área da história das instituições escolares (de ensino profissional). Suas fontes foram do tipo textual (manuscritos, datiloscritos e impressos) e iconográfico (fotografias e diagramas), dentre oficiais (leis e afins) e não oficiais (da escola), internas (arquivo da liga) e externas (acervos on-line). A leitura crítico-analítica interpretativa das fontes se fez com aporte da análise do discurso e segundo três categorias afins à criação e ao funcionamento da escola: antecedentes; movimentos e agentes; finalidades pedagógicas. O recorte cobriu os anos 1922–9. A investigação foi feita na linha de pesquisa “história e historiografia da educação”. Os resultados alcançados incluem: sistematização de conhecimentos da experiência paulista de profissionalização escolar das mulheres via Estado e Igreja; compreensão sistemática de como a Igreja Católica recorreu à educação religiosa, inclusive no ensino profissional, para seu plano de restauração católica; clareza sobre a presença na escola doméstica de certo ideário assistencialista da liga das senhoras ao dividirem o alunado em dois grupos: quem podia pagar; quem não. Às pagantes, seções especiais, frontais, com luxo; às não pagantes, as seções dos fundos com todo o improviso de um prédio recém-construído. Tal dualidade foi explicitada em discursos sobre a escola, tanto quanto a intenção pedagógico- formadora: muito mais católica que profissional. Sairiam diplomadas para serem filhas, esposas e mães; para difundir a ação católica. A publicização dos resultados da escola mostrou um interesse só discreto na formação da mulher profissional, como se fosse propósito secundário, quiçá terciário. Portanto, em vez de ajudar moças da classe trabalhadora a se situarem com algum respeito e respaldo no mercado de trabalho, ao destinar subvenções públicas a uma escola católica, o Estado ajudava a Igreja a se fortalecer no seio das famílias de onde provinham as alunas. |
| Abstract: | In 1909, Brazilian president, Nilo Peçanha, signed the law n. 1.606, which introduced professional teaching as secondary school and stimulated private projects of creating professional school by conceding public funds. After six years, Bishop Sebastião Leme published his pastoral letter where he advocated the Catholic faith restoration through religious education and benefiting from public funding. These facts encounter in this doctoral thesis. It presents a research on a women’s professional school for the domestic service created by the São Paulo’s Catholic Ladies League, in 1923. This institution (its relationships with the Catholic Church and São Paulo society) is the core part of this thesis subject matter. It’s approached in function of the following hypothesis: the league’s school was aimed at educating women much more to live their live in a Catholic way — to be future Catholic wives and mothers — than as professionals of the domestic service. The research’s starting point was the following questions: how was the women education and its co-relation with orientations and values the Catholic Church defended? Has the creation of the ladies league and its domestic school derived from the Catholic restoration? What the school intended: to train for the domestic labor market or for the domestic life? These questions were developed in function of the following research aims: to make an critical analysis of the domestic school’s process of coming into being, being structured and functioning; to outline the school’s student profile as to socio-economic origins, training, learning and teaching practices etc.; to characterize the domestic school’s subsisting means; to analyze discourses about the domestic school. The research was carried out as documentary one in the field the history of the schooling institutions. Its sources included textual and iconographic material, being official and non official, internal and external. The analysis relied upon the discourse analysis and according to three categories as to the domestic school’s creation and functioning: antecedents; movements and agents; pedagogical aims. It was covered the years 1922–9. The research was carried out in “history and historiography of education” research line. Results achieved include: systematization of knowledge on the experience of offering professional school for women by the State of São Paulo and by the Catholic Church; systematic understanding of how the church turned to the religious education — including the professional teaching — to help fulfilling its restoration plan; clarity of how certain social aid ideas become present in the domestic school through the ladies’ league. It happened when they divided students into two groups: the ones who could pay the school and the ones who couldn’t. To whom could pay: frontal special rooms and halls within the school; to whom that couldn’t pay: back rooms and halls with all the improvisation peculiar to a building newly built. Such duality appeared explicitly in varied discourses about the domestic school, as much as the real pedagogical intention as to training offering: much more Catholic than professional. Women would leave trained to be daughters, wives and mothers; to help spreading the Catholic action. When turned public by the press, school’s results showed only a discreet interest in the training of women to be professionals, as if it was a secondary, perhaps, tertiary intention. Therefore, instead of helping working class girls to become workers with a respectful background in the labor market, the state of Sao Paulo helped the Church to make its presence stronger within the Brazilian families from which the domestic school’s students came in destining public subventions to a Catholic school. |
| Palavras-chave: | Ensino profissional Restauração católica Ligas das Senhoras Católicas, escola doméstica profissional |
| Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
| Referência: | DIAS, Maria Juliana. ENSINO PROFISSIONAL CONFESSIONAL PARA MULHERES:A escola de educação doméstica da Liga das Senhoras Católicas, São Paulo (1923–29).2025. 238f. Tese (Doutorado em Educação)- Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia,2025. http://doi.org/10.14393/ufu.te.2025.5519 |
| Identificador do documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.te.2025.5519 |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46832 |
| Data de defesa: | 10-Jul-2025 |
| Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): | ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. |
| Aparece nas coleções: | TESE - Educação |
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