Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46824
ORCID:  http://orcid.org/0009-0007-5758-3533
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Análise Técnico-Econômica Comparativa entre Moinhos Autógenos e Moinhos convencionais no Processamento Mineral: Estudo Baseado em Aplicações no Brasil
Título (s) alternativo (s): Comparative Techno-Economic Analysis Between Autogenous and Conventional Mills in Mineral Processing: A Study Based on Applications in Brazil
Autor: Carvalho, Ruan Arthur de
Primer orientador: Assis, Adilson José de
Primer miembro de la banca: Altino, Sarah Arvelos
Segundo miembro de la banca: Lima, Alice Medeiros de
Resumen: Considerando o elevado custo da moagem na indústria mineral brasileira, este estudo avalia a viabilidade técnico-econômica de substituir um moinho autógeno (AG) por tecnologias convencionais, tais como os moinhos de bolas, de barras e SAG, em uma planta de beneficiamento de minério de ferro. A abordagem integra a estimativa de potência pelo método de Bond com a análise de custos de capital (CAPEX) e operacionais (OPEX), atualizados para 2025. Os resultados, avaliados por meio do Valor Presente Líquido (VPL) dos custos em um horizonte de 10 anos, indicam o moinho de bolas como alternativa de melhor atratividade econômica. Observou-se que, embora o AG reduza gastos com consumíveis, o alto consumo elétrico e o maior investimento inicial tornam seu desempenho global inferior às demais opções. Conclui-se que a otimização de circuitos de cominuição no Brasil requer avaliação econômica integrada, na qual o custo de energia se mostra determinante para a competitividade do circuito.
Palabras clave: moagem, método de Bond, CAPEX, OPEX, VPL
Comminution, Bond method, CAPEX, OPEX, NPV
Área (s) del CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::PROCESSOS INDUSTRIAIS DE ENGENHARIA QUIMICA
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE MINAS::TRATAMENTO DE MINERIOS::EQUIPAMENTOS DE BENEFICIAMENTO DE MINERIOS
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::ENGENHARIA ECONOMICA::ANALISE DE CUSTOS
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::OPERACOES INDUSTRIAIS E EQUIPAMENTOS PARA ENGENHARIA QUIMICA
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::ENGENHARIA ECONOMICA::AVALIACAO DE PROJETOS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: CARVALHO, Ruan Arthur de. Análise técnico-econômica comparativa entre moinhos autógenos e moinhos convencionais no processamento mineral: estudo baseado em aplicações no Brasil. 2025. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46824
Fecha de defensa: 5-sep-2025
Aparece en las colecciones:TCC - Engenharia Química

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
AnaliseTecnico-EconomicaComparativa.pdfTCC682.09 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons