Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46820
ORCID:  http://orcid.org/0009-0006-8470-9448
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Uso de flap bipediculado no tratamento de perda cutânea causada por exposição a implante ortopédico em membro torácico de cão da raça toy - relato de caso.
Autor: Mota, Gabriella Morais
Primer orientador: Mota, Francisco Cláudio Dantas
Primer miembro de la banca: Tsuruta, Suzana Akemi
Segundo miembro de la banca: Espíndola, Tamila Belchor de Araujo Alves
Resumen: Lesões ósseas de rádio e ulna em cães de pequeno porte e miniatura são condições frequentes na rotina clínica e cirúrgica da medicina veterinária. Estas podem ser atribuídas à conformação óssea de cães deste porte, e representam cerca de 17% das fraturas. Opções de tratamento de fraturas incluem abordagens conservativas ou cirúrgicas, onde a escolha do método utilizado depende de fatores relacionados ao próprio animal (raça, idade, peso, local e tipo de fratura) e ao tutor (aceitação da técnica, condições financeiras e adesão ou não do tutor aos cuidados recomendados no pós-operatório). A falta de tecido mole na região distal dos membros, além do reduzido aporte sanguíneo local dificultam tanto a recuperação óssea quanto a cicatrização de feridas cutâneas com extensa perda de pele. Técnicas cirúrgicas reconstrutivas são alternativas eficazes no tratamento de feridas, sobretudo para extremidades de membros. O objetivo deste trabalho foi abordar o uso do enxerto em bolsa (bipediculado) como uma alternativa terapêutica para o tratamento de feridas cutâneas da porção distal de membros, proporcionar uma visão geral sobre os desafios envolvidos na regeneração óssea de cães pequenos e miniaturas, além de relatar o caso de um paciente Toy que teve exposição de implante ortopédico após osteossíntese da porção distal de rádio, tratado com enxerto bipediculado.
Palabras clave: fratura
enxerto bipediculado
feridas cutâneas
fracture
pedicle graft
skin wounds
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::MEDICINA VETERINARIA::CLINICA E CIRURGIA ANIMAL::CLINICA CIRURGICA ANIMAL
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: MOTA, Gabriella Morais. Uso de flap bipediculado no tratamento de perda cutânea causada por exposição a implante ortopédico em membro torácico de cão da raça toy - relato de caso. 2025. 28 f. Trabalho de conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46820
Fecha de defensa: 7-may-2025
Aparece en las colecciones:TCC - Medicina Veterinária

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
UsoFlapBipediculado.pdfTCC1.18 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.