Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46776
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMarco, Fabiana Fiorezi de-
dc.date.accessioned2025-09-08T15:44:59Z-
dc.date.available2025-09-08T15:44:59Z-
dc.date.issued2025-08-21-
dc.identifier.citationMARCO, Fabiana Fiorezi de. Entre Tramas, Trilhas e Nós: uma trajetória pessoal e profissional . 2025, 64fl. Memorial Descritivo (Promoção para classe D - Professor Titular) - Universidade Federal de Uberlândia, Instituto de Matemática. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5567pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46776-
dc.description.abstractIn this academic memorial, presented to the Institute of Mathematics and Statistics of the Federal University of Uberlândia (UFU) as a requirement for promotion from the Associate Professor IV rank to the Full Professor rank of the Higher Education Teaching Career, I share my personal, professional, and academic journey, built over 34 years dedicated to teaching - 20 of them at UFU. My work has been consolidated in the areas of teaching, research, outreach, and management, in constant dialogue with the principles of Historical-Cultural Theory, which have supported my practice and understanding of teacher training for mathematics teachers. This memorial is woven together by theoretical reflections and memories of a journey marked by challenges, affections, and learning. Beyond UFU, I also highlight the activities I have developed at other institutions and collectives, through participation in research groups, interinstitutional projects, and the Brazilian Society of Mathematical Education (SBEM), experiences that have broadened and deepened my development as a teacher and researcher. Having reached this point in my career, I reaffirm, through the many "knots" I have built over time, my commitment to a public university that serves as a space for human development, knowledge production, and social transformation.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMemorial acadêmicopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectPesquisapt_BR
dc.subjectExtensãopt_BR
dc.subjectGestãopt_BR
dc.titleEntre tramas, trilhas e “nós”: uma trajetória pessoal e profissionalpt_BR
dc.typeMemorialpt_BR
dc.contributor.referee1Souza Junior, Arlindo Jose de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9047733954063404pt_BR
dc.contributor.referee2Sousa, Maria do Carmo de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6637658562543505pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Fábio Vitoriano e-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2035341004978736pt_BR
dc.contributor.referee4Pinto, Antônio Henrique-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/1422316224223725pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3302431723262783pt_BR
dc.description.resumoNeste memorial acadêmico, apresentado ao Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) como requisito para a promoção da Classe de Professor Associado IV à Classe de Professor Titular da Carreira do Magistério Superior, compartilho minha trajetória pessoal, profissional e acadêmica, construída ao longo de 34 anos dedicados ao magistério - sendo 20 deles na UFU. Minha atuação se consolidou nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e gestão, em diálogo constante com os princípios da Teoria Histórico-Cultural, que têm sustentado minha prática e minha compreensão sobre a formação de professores que ensinam matemática. Este memorial é tecido por reflexões teóricas e lembranças de uma caminhada marcada por desafios, afetos e aprendizagens. Para além da UFU, destaco também as atividades desenvolvidas em outras instituições e coletivos, por meio da participação em grupos de pesquisa, projetos interinstitucionais e da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), experiências que ampliaram e aprofundaram minha constituição como docente e pesquisadora. Ao chegar a este momento da carreira, reafirmo, por meio dos muitos <nós= que fui construindo ao longo do tempo, meu compromisso com uma universidade pública que se configure como espaço de formação humana, de produção de conhecimento e de transformação social.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.sizeorduration64pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5567pt_BR
dc.orcid.putcode191468501-
dc.crossref.doibatchidebf47304-a236-4e3c-8832-9c91a0a4c3d4-
Appears in Collections:MEMORIAL DESCRITIVO - Instituto de Matemática e Estatística (IME)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EntreTramasTrilhas2.74 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.