Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46748
ORCID:  http://orcid.org/0009-0005-4795-5562
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Contos da floresta: incentivando a leitura com o uso de jogo rpg
Alternate title (s): Forest tales: encouraging reading with the use of rpg
Author: Soares, Vitor Nascimento
First Advisor: Lopes, Renato de Aquino
First member of the Committee: Santos, Fernanda Maria da Cunha
Second member of the Committee: Caetano, Daniel Stefany Duarte
Summary: Entre os desafios da educação dos tempos modernos, o incentivo a leitura é um dos mais desafiadores. Diversos estudos relatam que os jovens estão cada vez mais perdendo o interesse pela leitura, fato que contribui para o crescente analfabetismo funcional no nosso país. Com isso, professores e educadores estão buscando soluções para tornar as atividades escolares algo mais dinâmico e atrativo o interesse do aluno em engajar na atividade, essas soluções englobam a atividade de leitura, afim de torná-la cada vez mais presente na vida dos jovens. Os jogos podem contribuir como uma metodologia para aumentar o incentivo a leitura e sendo ferramenta para auxiliar educadores. Assim, o objetivo do trabalho é desenvolver um jogo RPG que aguce o hábito de ler em crianças e adolescentes. Para tanto, foi utilizado o método de rotação por estação como estrutura para a criação do jogo, método que faz parte do aprendizado híbrido, o qual utiliza estações de atividades nas quais cada estação contém atividades diferentes sobre um determinado tema, afim de possibilitar que o aprendizado seja mais animador e mantenha a atenção e foco nas atividades propostas por mais tempo. O jogo foi desenvolvido pela engine RPG Playground, utilizou como base três contos infanto juvenis dos Irmãos Grimm, o qual cada um dos contos foi utilizado para a elaborção de uma estação de atividade, que conta diferentes partes daquela estória de forma direta ou indireta. As atividades propostas dentro do jogo faz uma imersão do jogador nas estórias estimulando sua curiosidade em realizar a leitura completa das obras ali apresentadas a partir da quebra de linearidade dos contos. O jogo proposto encontra-se disponível online de forma gratuita e pode ser acessado na plataforma RPG Playground (https://rpgplayground.com) por jovens e educadores que buscam incentivar alunos a leitura.
Abstract: Among the challenges of modern education, encouraging reading is one of the most challenging. Several studies report that young people are increasingly losing interest in reading, a fact that contributes to the growing functional illiteracy in our country. As a result, teachers and educators are seeking solutions to make school activities more dynamic and attractive to students' interest in engaging in the activity. These solutions include reading activities, in order to make it increasingly present in the lives of young people. Games can contribute as a methodology to increase the incentive to read and as a tool to assist educators. Thus, the objective of the work is to develop an RPG game that sharpens the habit of reading in children and adolescents. To this end, the station rotation method was used as a structure for creating the game, a method that is part of hybrid learning, which uses activity stations in which each station contains different activities on a given theme, in order to make learning more exciting and maintain attention and focus on the proposed activities for longer. The game was developed by the RPG Playground engine, based on three children's stories by the Brothers Grimm, each of which was used to create an activity station, which tells different parts of that story directly or indirectly. The activities proposed within the game immerse the player in the stories, stimulating their curiosity to read the entire works presented there by breaking the linearity of the stories. The proposed game is available online for free and can be accessed on the RPG Playground platform (https://rpgplayground.com) by young people and educators seeking to encourage students to read.
Keywords: LEITURA
READING
EDUCAÇÃO
GAMIFICAÇÃO
JOGOS,
RPG
EDUCATION
GAMIFICATION
GAME
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: SOARES, Vitor Nascimento. Contos da floresta: incentivando a leitura com o uso de jogo RPG. 2024. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) – Universidade Federal de Uberlândia, Monte Carmelo, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46748
Date of defense: 25-Apr-2024
Appears in Collections:TCC - Sistemas de Informação (Monte Carmelo)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ContosFlorestaIncentivando.pdfTrabalho de conclusão de curso2.58 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons