Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46738| Tipo do documento: | Dissertação |
| Tipo de acesso: | Acesso Embargado |
| Término do embargo: | 2027-09-01 |
| Título: | Concepções de professoras/es sobre a psicologia escolar na educação básica moçambicana: uma análise à luz da psicologia escolar na perspectiva crítica |
| Título(s) alternativo(s): | Teachers’ conceptions of school psychology in mozambican basic education: an analysis in the light of critical school psychology |
| Autor(es): | Adamo, Niate Sulemane |
| Primeiro orientador: | Silva, Silvia Maria Cintra da |
| Primeiro membro da banca: | Checchia, Ana Karina Amorim |
| Segundo membro da banca: | Nunes, Liliane dos Guimares Alvim |
| Resumo: | As características dos contextos econômico, sociocultural e histórico de Moçambique assumem um papel central no cotidiano da população e influenciam sobremaneira o processo de escolarização no país. A falta de uma Lei que preconize a presença de psicólogas/os na educação básica moçambicana e os inúmeros sofrimentos vivenciados por alunas/os, professoras/es e a sociedade em geral, motivaram o desenvolvimento desta pesquisa. Dentre esses sofrimentos, destacam-se, por exemplo, violência, falta de motivação para os estudos, evasão escolar, fome, conflitos políticos, catástrofes ambientais como ciclones frequentes que causam a destruição parcial ou completa de escolas e o trabalho infantil para enfrentar situações de pobreza familiar. Diante desse cenário, desenvolveu-se a presente pesquisa, cujo objetivo geral é conhecer e analisar as concepções de professoras/es sobre a Psicologia Escolar na educação básica moçambicana com o intuito de fomentar políticas públicas que incidam na contratação de psicólogos/as escolares, para melhoria da qualidade da Educação Pública de Moçambique bem como para a minimização dos conflitos vivenciados nesse país. Para tanto, inicialmente foi realizada uma busca nas seguintes bases de dados: Periódicos Capes, SciELO, LILACS, PKP index e Google Schoolar por trabalhos publicados entre 2000 e 2023 utilizando as palavras-chave combinadas: Psicologia Escolar e Educacional, atuação do psicólogo e Moçambique, o que resultou em 23 textos sendo 22 artigos e 1 tese. Selecionamos para análise a tese pois foi a única que contemplava as palavras-chave que nortearam a nossa busca. Esse levantamento configurou um capítulo de livro, intitulado “Psicologia Escolar e Educacional em Moçambique: desafios atuais”, que compõe a primeira parte desta Dissertação. Além disso, o trabalho também apresenta um levantamento bibliográfico da produção científica moçambicana na área da Psicologia Escolar e Educacional, publicada entre os anos 2000 a 2023 em periódicos nacionais e internacionais indexados, bem como em repositórios das Instituições de Ensino Superior Público de Moçambique. A segunda parte é apresentada no formato de um artigo, considerando-se que a atuação da Psicologia no campo escolar revela-se pouco desenvolvida e permeada por desafios relacionados à escolarização, além da lacuna quanto à Lei. Destarte, o artigo “Concepções de professoras/es sobre a Psicologia Escolar nas escolas moçambicanas: uma análise à luz da Psicologia Escolar na Perspectiva Crítica”, foi desenvolvido a partir de uma pesquisa, cujo objetivo foi analisar, sob a ótica da Psicologia Escolar numa perspectiva crítica, as concepções de professoras/es sobre a atuação desse campo na educação básica moçambicana. Trata-se de um estudo qualitativo, baseado em um questionário on-line com perguntas abertas e fechadas, dirigido a professoras/es de uma escola pública do ensino básico em Moçambique. A análise do material empírico oriundo do questionário, foi inspirada na análise de conteúdo de Bardin e destacou quatro categorias temáticas: “Concepções sobre Psicologia Escolar”, “Compreensão do Processo de Ensino e Aprendizagem”, “Patologização das dificuldades no processo de escolarização” e “Atuação da psicóloga escolar”. Concluímos que as concepções das professoras/es sobre a Psicologia Escolar são inclinadas para a individualização e a patologização dos comportamentos, bem como para a atribuição de tarefas de Assistência Social à/ao profissional de Psicologia Escolar. O estudo nos permitiu refletir sobre que Psicologia Escolar se espera na educação básica em Moçambique, sem deixar de lado os inúmeros desafios enfrentados para a inserção bem como a atuação da psicóloga nesse contexto. Ficou também visível que o campo em alusão ainda é novo e de certa maneira “bruto”, necessitando ser lapidado respeitando-se as realidades do país. |
| Abstract: | The characteristics of Mozambique’s economic, sociocultural and historical contexts represents a central role in the daily lives of the population and greatly influence the country’s schooling process. The lack of a law requiring the presence of psychologists in Mozambican basic education and the countless hardships experienced by students, teachers, and society in general motivated the development of this research. Among these hardships, the following stand out: violence, lack of motivation to study, truancy, hunger, political conflicts, environmental disasters such as frequent cyclones that cause partial or complete destruction of schools, and child labor to cope with family poverty. Given this scenario, the present research was developed, whose general objective is to investigate the role and relevance of School Psychology in Mozambican basic education, based on teachers’ conceptions and the country’s socio-educational context. Therefore, a search was initially conducted in the following databases: Capes Journals, SciELO, LILACS, PKP index and Google Schoolar for works published between 2000 and 2023 using the combined keywords: School and Educational Psychology, psychologist's role and Mozambique, resulting in 23 texts, including 22 paper and 1 thesis. We selected the thesis for analysis because it was the only one that included the keywords that guided our search. This survey resulted in a book chapter, entitled “School and Educational Psychology in Mozambique: Current Challenges”, which will comprise the first part of this dissertation. Furthermore, the work also presents a bibliographic survey of Mozambican scientific production in the field of School and Educational Psychology, published between 2000 and 2023 in indexed national and international journals, as well as in repositories of Mozambique’s Public Higher Education Institutions. The second part will be presented in the form of an article, considering that the role of Psychology in schools is underdeveloped and permeated by challenges related to schooling, in addition to the gap in the Law. Therefore, the article entitled “Teachers' Conceptions of School Psychology in Mozambican Schools: An Analysis in Light of School Psychology from a Critical Perspective” was developed based on a survey whose objective was to analyze teachers’ conceptions of School Psychology in Mozambican schools. This is a qualitative study, based on a questionnaire online with open-ended and closed-ended questions, addressed to teachers at a public elementary school in Mozambique. The analysis of the empirical material from the questionnaire was inspired by Bardin content analysis (CA) and highlighted four thematic categories: “Conceptions about School Psychology”, “Understanding the Teaching and Learning Process”, “Pathologization of Difficulties in the Schooling Process” and “The Role of the School Psychologist”. We concluded that the teachers’ conceptions of School Psychology are biased toward the individualization and pathologization of behaviors, as well as toward assigning social work tasks to school psychologists. The study allowed us to reflect on what kind of School Psychology is expected in basic education in Mozambique, without neglecting the numerous challenges faced by psychologists in their integration and performance in this context. It was also clear that the field in question is still new and somewhat “raw,” needing to be refined in accordance with the country’s realities. |
| Palavras-chave: | psicologia escolar e educacional professores atuação do psicólogo educação básica Moçambique school and educational psychology teachers psychologist’s role basic education Mozambique |
| Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
| Assunto: | Psicologia Psicologia escolar - Moçambique Educação básica - Moçambique |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Programa: | Programa de Pós-graduação em Psicologia |
| Referência: | ADAMO,Niate Sulemane. Concepções de professoras/es sobre a psicologia escolar na educação básica moçambicana: uma análise à luz da psicologia escolar na perspectiva crítica. 2025. 98 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, 2025. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.443. |
| Identificador do documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.443 |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46738 |
| Data de defesa: | 7-Ago-2025 |
| Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): | ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. |
| Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Psicologia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ConcepçõesProfessorasSobre.pdf Até 2027-09-01 | 5.07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons