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dc.creatorRocha, Juvenal Dias-
dc.date.accessioned2025-09-02T12:21:05Z-
dc.date.available2025-09-02T12:21:05Z-
dc.date.issued2025-07-04-
dc.identifier.citationROCHA, Juvenal Dias. As possibilidades existenciais em Kierkegaard - A busca pelo estádio excelente – o Quarto Estádio. 2025. 124 f. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2025.496.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46730-
dc.description.abstractThe thesis of this work refers to the doctrine of the Kierkegaardian Stadiums to verify a very important fact for the current religious scenario, not only in Brazil, but also in the whole world: Kierkegaard did not have time to propose the Fourth Stadium, since he died at such a young age; but he left between the lines, having constantly insisted on the concept of authentic Christianity through the distinction between Christianity and Christianity. The first is the pattern set forthl in Scripture and lived by the apostles and prophets. The second, he refers to the Christianity lived in Denmark in his time – a kind of Christianity without Christ, whichx had more to see with the Aesthetic Stadium than with the Religious Stadium itself. Therefore, Kierkegaard, in elaborating this distinction, leaves open the possibility for the Fourth Stadium – the Excellent Stadium! Although I did not find any allusion to the theme by several authors, was discovered a book written by James Collins under the title: El Pensamiento de Kierkegaard, where, in order to clarify these discrepancies, he distinguishes between religiosity A and religiosity B; and this, according to Collins, "is equivalent to raising to four the number of Stadiums in the dialectic of life. Therefore, what has been verified, through the study of several of Kierkegaard's writings, is that, in fact, he was on the verge of declaring and establishing the Fourth Stadium, as an existential possibility and search for the excellent stadium. So, this work was concerned with confronting modern religiosity, just as Kierkegaard confronted the religiosity of his time with the reality of the Excellent Stadium, the Fourth Stadium, in the expectation of achieving a more consistent reform within the Christianity lived today. Perhaps this fortune is more successful than the fortune of Kierkegaard, who died at the age of 42 years old, without fulfilling his desire to see Danish Christians turn to the true Christian faith.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/us/*
dc.subjectSalvaçãopt_BR
dc.subjectVivênciapt_BR
dc.subjectQuarto Estádiopt_BR
dc.subjectCristianismo Autênticopt_BR
dc.subjectKierkegaardpt_BR
dc.subjectAuthentic Christianitypt_BR
dc.subjectSalvationpt_BR
dc.subjectFourt Stadiumpt_BR
dc.subjectLivingpt_BR
dc.titleAs possibilidades existenciais em Kierkegaard - A busca pelo estádio excelente – o Quarto Estádiopt_BR
dc.title.alternativeAs the possibilities of existence for Kierkegaard - The search for excellent stadium – the Fourth Stadiumpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Almeida Júnior, José Benedito-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0240796579540981pt_BR
dc.contributor.referee1Castro, Luciana Xavier-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9865143293469108pt_BR
dc.contributor.referee2Quillici Neto, Armindo-
dc.contributor.referee2Lattes: http://lattes.cnpq.br/6897277608755605pt_BR
dc.contributor.referee3Souza, Claudia Silva de-
dc.contributor.referee4Rocha, Antonio Wagner Veloso-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6397174229016465pt_BR
dc.description.degreenameTese (Doutorado)pt_BR
dc.description.resumoA tese deste trabalho remete à doutrina dos Estádios Kierkegaardianos para constatar um fato muito importante para o cenário religioso atual, não somente no Brasil, mas também no mundo inteiro: Kierkegaard não teve tempo de propor o Quarto Estádio, visto ter ele falecido em tão tenra idade; porém deixou nas entrelinhas, tendo constantemente insistido no conceito de cristianismo autêntico por meio da distinção entre cristianismo e cristandade. O primeiro trata-se do padrão estabelecida nas Escrituras e vivido pelos apóstolos e profetas. O segundo, ele se refere ao cristianismo vivido na Dinamarca em sua época – uma espécie de cristianismo sem Cristo, o qual tinha mais a ver com o Estádio Estético que com o Estádio Religioso propriamente dito. Por isso, Kierkegaard, ao elaborar esta distinção, deixa aberta a possibilidade para o Quarto Estádio – o Estádio Excelente! Embora, não tenha encontrado nenhuma alusão ao tema por parte de vários autores, foi descoberto uma obra escrita por James Collins sob o título de El Pensamiento de Kierkegaard, onde, para esclarecer essas discrepâncias, faz distinção entre religiosidade A e religiosidade B; e isso, segundo Collins, “equivale a elevar a quatro, o número dos estádios na dialética da vida. Portanto, o que se constatou, mediante estudo de vários escritos de Kierkegaard é que, realmente, ele esteve a ponto de declarar e estabelecer o Quarto Estádio, como possibilidade existencial e busca pelo estádio excelente. Então, o trabalho se ocupou em confrontar a religiosidade moderna, assim como Kierkegaard confrontou a religiosidade de seu tempo com a realidade do Estádio Excelente, o Quarto Estádio, na expectativa de conquistar uma reforma mais consistente no seio do cristianismo vivido nos dias de hoje. Talvez essa ventura seja mais bem sucedida que a ventura de Kierkegaard, que morreu aos 42 anos de idade, sem concretizar o desejo de ver os cristãos dinamarqueses voltando-se para a verdadeira fé cristãpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Filosofiapt_BR
dc.sizeorduration124pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.te.2025.496pt_BR
dc.crossref.doibatchiddbf70425-cf66-45aa-aaae-a1f0ab15b8e5-
dc.subject.autorizadoFilosofiapt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
Appears in Collections:TESE - Filosofia

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