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ORCID:  http://orcid.org/0009-0008-7928-6115
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Relações entre procrastinação acadêmica, regulação emocional e impulsividade: um estudo com universitários de Minas Gerais
Título(s) alternativo(s): Relations between academic procrastination, emotional regulation, and impulsivity: a study with university students from Minas Gerais
Autor(es): Oliveira, Gabriela Luiza
Primeiro orientador: Wachelke, João Fernando Rech
Primeiro membro da banca: Rossini, Joaquim Carlos
Segundo membro da banca: Ferreira, Paulo Roberto dos Santos
Resumo: A procrastinação acadêmica é um fenômeno recorrente entre jovens adultos, frequentemente associada a prejuízos emocionais e educacionais. Modelos teóricos recentes sugerem que fatores como dificuldades na regulação emocional e impulsividade podem desempenhar um papel importante no desenvolvimento e na manutenção desse comportamento. Diante disso, o presente estudo teve como objetivo investigar as correlações entre procrastinação acadêmica, dificuldades na regulação emocional e impulsividade entre estudantes universitários. Para isso, sessenta e quatro (64) participantes, com idade média de 22,4 anos (DP = 4,9), responderam aos seguintes questionários: (1) questionário sociodemográfico; (2) Escala de Procrastinação Acadêmica (EPA); (3) Versão abreviada da Escala de Dificuldades na Regulação Emocional (DERS-16); (4) Versão abreviada da Escala de Impulsividade de Barratt (ABIS); e (5) Self-Reporting Questionnaire (SRQ-20). Além disso, os participantes realizaram duas tarefas experimentais: Agir/Não Agir e Interferência Emocional. Os resultados demonstraram níveis elevados de procrastinação acadêmica, impulsividade, dificuldades na regulação emocional e risco para transtornos mentais comuns, além de correlações positivas e significativas entre essas variáveis. Entretanto, não foram verificadas correlações entre as medidas de autorrelato e as tarefas experimentais. Esses achados ajudam a ampliar a compreensão dos fatores psicológicos associados à procrastinação acadêmica no território brasileiro e podem auxiliar em intervenções voltadas à promoção de saúde mental em contextos educacionais e clínicos.
Abstract: Academic procrastination is a recurrent phenomenon among young adults, frequently associated with emotional and educational impairments. Recent theoretical models suggest that factors such as difficulties in emotional regulation and impulsivity may play an important role in the development and maintenance of this behavior. Given this, the present study aimed to investigate the correlations between academic procrastination, difficulties in emotional regulation, and impulsivity among university students. To this end, sixty-four (64) participants, with a mean age of 22,4 years (SD = 4,9), completed the following questionnaires: (1) sociodemographic questionnaire; (2) Academic Procrastination Scale (EPA); (3) abbreviated version of the Difficulties in Emotion Regulation Scale (DERS-16); (4) abbreviated version of the Barratt Impulsiveness Scale (ABIS); and (5) Self-Reporting Questionnaire (SRQ-20). Additionally, participants performed two experimental tasks: Go/No-Go and Emotional Interference. The results showed elevated levels of academic procrastination, impulsivity, difficulties in emotional regulation, and risk for common mental disorders, as well as positive and significant correlations among these variables. However, no correlations were found between self-report measures and experimental tasks. These findings contribute to a broader understanding of the psychological factors associated with academic procrastination in the Brazilian context and may support interventions aimed at promoting mental health in educational and clinical settings.
Palavras-chave: Procrastinação acadêmica
Academic procrastination
Impulsividade
Transtornos mentais
Regulação emocional
Universitários
Impulsivity
University students
Emotion regulation
Mental disorders
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: OLIVEIRA, Gabriela Luiza. Relações entre procrastinação acadêmica, regulação emocional e impulsividade: um estudo com universitários de Minas Gerais. 2025. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46610
Data de defesa: 5-Ago-2025
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