Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46610
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorOliveira, Gabriela Luiza-
dc.date.accessioned2025-08-13T13:59:29Z-
dc.date.available2025-08-13T13:59:29Z-
dc.date.issued2025-08-05-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Gabriela Luiza. Relações entre procrastinação acadêmica, regulação emocional e impulsividade: um estudo com universitários de Minas Gerais. 2025. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46610-
dc.description.abstractAcademic procrastination is a recurrent phenomenon among young adults, frequently associated with emotional and educational impairments. Recent theoretical models suggest that factors such as difficulties in emotional regulation and impulsivity may play an important role in the development and maintenance of this behavior. Given this, the present study aimed to investigate the correlations between academic procrastination, difficulties in emotional regulation, and impulsivity among university students. To this end, sixty-four (64) participants, with a mean age of 22,4 years (SD = 4,9), completed the following questionnaires: (1) sociodemographic questionnaire; (2) Academic Procrastination Scale (EPA); (3) abbreviated version of the Difficulties in Emotion Regulation Scale (DERS-16); (4) abbreviated version of the Barratt Impulsiveness Scale (ABIS); and (5) Self-Reporting Questionnaire (SRQ-20). Additionally, participants performed two experimental tasks: Go/No-Go and Emotional Interference. The results showed elevated levels of academic procrastination, impulsivity, difficulties in emotional regulation, and risk for common mental disorders, as well as positive and significant correlations among these variables. However, no correlations were found between self-report measures and experimental tasks. These findings contribute to a broader understanding of the psychological factors associated with academic procrastination in the Brazilian context and may support interventions aimed at promoting mental health in educational and clinical settings.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProcrastinação acadêmicapt_BR
dc.subjectAcademic procrastinationpt_BR
dc.subjectImpulsividadept_BR
dc.subjectTranstornos mentaispt_BR
dc.subjectRegulação emocionalpt_BR
dc.subjectUniversitáriospt_BR
dc.subjectImpulsivitypt_BR
dc.subjectUniversity studentspt_BR
dc.subjectEmotion regulationpt_BR
dc.subjectMental disorderspt_BR
dc.titleRelações entre procrastinação acadêmica, regulação emocional e impulsividade: um estudo com universitários de Minas Geraispt_BR
dc.title.alternativeRelations between academic procrastination, emotional regulation, and impulsivity: a study with university students from Minas Geraispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Wachelke, João Fernando Rech-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3949641174605281pt_BR
dc.contributor.referee1Rossini, Joaquim Carlos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5140738433758718pt_BR
dc.contributor.referee2Ferreira, Paulo Roberto dos Santos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4219517905281426pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2329907835120681pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA procrastinação acadêmica é um fenômeno recorrente entre jovens adultos, frequentemente associada a prejuízos emocionais e educacionais. Modelos teóricos recentes sugerem que fatores como dificuldades na regulação emocional e impulsividade podem desempenhar um papel importante no desenvolvimento e na manutenção desse comportamento. Diante disso, o presente estudo teve como objetivo investigar as correlações entre procrastinação acadêmica, dificuldades na regulação emocional e impulsividade entre estudantes universitários. Para isso, sessenta e quatro (64) participantes, com idade média de 22,4 anos (DP = 4,9), responderam aos seguintes questionários: (1) questionário sociodemográfico; (2) Escala de Procrastinação Acadêmica (EPA); (3) Versão abreviada da Escala de Dificuldades na Regulação Emocional (DERS-16); (4) Versão abreviada da Escala de Impulsividade de Barratt (ABIS); e (5) Self-Reporting Questionnaire (SRQ-20). Além disso, os participantes realizaram duas tarefas experimentais: Agir/Não Agir e Interferência Emocional. Os resultados demonstraram níveis elevados de procrastinação acadêmica, impulsividade, dificuldades na regulação emocional e risco para transtornos mentais comuns, além de correlações positivas e significativas entre essas variáveis. Entretanto, não foram verificadas correlações entre as medidas de autorrelato e as tarefas experimentais. Esses achados ajudam a ampliar a compreensão dos fatores psicológicos associados à procrastinação acadêmica no território brasileiro e podem auxiliar em intervenções voltadas à promoção de saúde mental em contextos educacionais e clínicos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePsicologiapt_BR
dc.sizeorduration44pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIALpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.orcid.putcode189803527-
Aparece en las colecciones:TCC - Psicologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
RelaçõesProcastinaçãoAcadêmica.pdf256.13 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.