Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46567
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorBrunelli, Letícia Martins-
dc.date.accessioned2025-08-06T15:49:36Z-
dc.date.available2025-08-06T15:49:36Z-
dc.date.issued2025-05-06-
dc.identifier.citationBRUNELLI, Letícia Martins. Spiderwick: memorial de um processo de drama com crianças. 2025. 109 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46567-
dc.description.abstractThis thesis aims to report and reflect on the creation and implementation of a Drama process with children, inspired by the literary and audiovisual work “The Spiderwick Chronicles”, in the context of the community theater workshops, of the bachelor's degree in Theater at the Federal University of Uberlândia. The work is based on my personal experience with theater and my identification with childhood as a creative and pedagogical starting point. I adopt Drama as an artistic-pedagogical method, which proposes the collective construction of fictional narratives through the performance of the participants as active characters in the story. The process included the choice of a pre-text, the definition of a fictional context, the creation of teacher characters, dramatic episodes and the creation of various scenic materials, such as masks and a guide book, and how all this happened. The participating children were inserted into a universe of fantasy and mythology, developing imagination, empathy and cooperation. The work concludes that the emotional involvement generated by the materialities and the narrative contributed significantly to the engagement and learning of the participants, reinforcing the importance of theater as a pedagogical resource in early childhood education. I use as references in relation to Drama: Beatriz Ângela Cabral, Flávia Janiaski, Mariene Perobelli, Wellington Menegaz and Diego Pereirapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDramapt_BR
dc.subjectteatro-educaçãopt_BR
dc.subjectinfânciapt_BR
dc.subjectmaterialidadespt_BR
dc.subjectSpiderwickpt_BR
dc.subjectDramapt_BR
dc.subjecttheater-educationpt_BR
dc.subjectmaterialitiespt_BR
dc.subjectSpiderwick.pt_BR
dc.titleSpiderwick: memorial de um processo de drama com criançaspt_BR
dc.title.alternativeSpiderwick: memorial of a process drama with childrenpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Paula, Wellington Menegaz de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4487286Y7pt_BR
dc.contributor.referee1Perobelli, Mariene Hundertmarck-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8717030351042625pt_BR
dc.contributor.referee2Leite, Vilma Campos dos Santos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1413593325398183pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo relatar e refletir sobre a criação e realização de um processo de Drama com crianças, inspirado na obra literária e audiovisual “As Crônicas de Spiderwick”, no contexto das oficinas de teatro para a comunidade do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal de Uberlândia. O trabalho parte da minha experiência pessoal com o teatro e minha identificação com a infância como ponto de partida criativo e pedagógico. Adoto o Drama como método artístico e pedagógico, que propõe a construção coletiva de narrativas ficcionais por meio da atuação dos participantes como personagens ativos da história. O processo incluiu a escolha de um pré-texto, a definição de um contexto ficcional, a criação de professores-personagens, episódios e a confecção de diversas materialidades cênicas, como máscaras e um livro-guia, e como tudo isso se deu. As crianças participantes foram inseridas em um universo de fantasia e mitologia, desenvolvendo a imaginação, a empatia e a cooperação. O trabalho conclui que o envolvimento emocional gerado pelas materialidades e pela narrativa contribuiu significativamente para o engajamento e o aprendizado dos participantes, reforçando a importância do teatro como recurso pedagógico na educação infantil. Utilizo como referência em relação ao Drama: Beatriz Ângela Cabral, Flávia Janiaski, Mariene Perobelli, Wellington Menegaz e Diego Pereira.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseTeatropt_BR
dc.sizeorduration109pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.orcid.putcode189379684-
Aparece en las colecciones:TCC - Teatro

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
SpiderwicMemorialProcesso.pdfTCC6.99 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.