Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46520Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Hikeda, João Marcos | - |
| dc.date.accessioned | 2025-07-31T15:58:27Z | - |
| dc.date.available | 2025-07-31T15:58:27Z | - |
| dc.date.issued | 2025-06-16 | - |
| dc.identifier.citation | HIKEDA, João Marcos Alves. A peteca no contexto universitário: benefícios e desafios da modalidade esportiva na UFU. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46520 | - |
| dc.description.abstract | University sports have been practiced in Brazil since the early 19th century and currently occur in two formats: the official format, organized by established and representative entities, and another promoted by autonomous organizations developed and managed by the students themselves. Among the practiced sports, indiaca stands out as a traditional game that combines elements of skill, motor coordination, and competition. However, its popularity remains limited compared to more conventional sports. The objective of this study is to analyze how indiaca is perceived by the academic community of the Federal University of Uberlândia (UFU) in terms of attractiveness, physical and social benefits, with reference to the preparation for and participation in the 2024 University Olympics. An online questionnaire was applied to students from different academic areas who participated in the sport. Among the respondents, 75% had already played indiaca before entering university. All participants stated that the sport is effective in relieving stress and promoting well-being, and they believe it should be more widely practiced and is underestimated compared to other sports. Additionally, 91.67% of the participants reported having a coach or trainer for the sport. The results indicate that indiaca has great potential for recognition and growth in the academic environment, although it still faces challenges related to infrastructure and institutional visibility. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Olimpíada Universitária | pt_BR |
| dc.subject | Peteca | pt_BR |
| dc.subject | Motivação | pt_BR |
| dc.subject | University Olympiad | pt_BR |
| dc.subject | Indiaca | pt_BR |
| dc.subject | Motivation | pt_BR |
| dc.title | A peteca no contexto universitário: benefícios e desafios da modalidade esportiva na UFU | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Nunes, Sérgio Inácio | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9562169347266284 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Gama, Augusto César Vilela | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5978267199434260 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Tavares, Giselle Helena | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7402979249353952 | pt_BR |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | O esporte universitário é realizado no Brasil desde o começo do século XIX e, atualmente, ocorre em dois formatos: o oficial, organizado por entidades consolidadas e representativas, e outro promovido por organizações autônomas, organizadas e desenvolvidas pelos próprios estudantes. Dentre as modalidades praticadas, destaca-se a peteca, esporte tradicional que combina elementos de habilidade, coordenação motora e competição. No entanto, sua popularidade tem sido limitada em comparação com outros esportes mais convencionais. O objetivo deste trabalho é analisar como a peteca é percebida pela comunidade universitária da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) em termos de atratividade, benefícios físicos e sociais tendo como referência a preparação e a participação estudantil na Olimpíada Universitária de 2024. Foi aplicado um questionário on-line direcionado aos estudantes de diferentes áreas acadêmicas que participaram da modalidade. Dos respondentes, 75% já haviam jogado a modalidade antes de ingressar na modalidades. Todos os participantes afirmaram que a peteca é eficaz para aliviar o estresse e promover o bem-estar, além de acreditarem que deveria ser mais praticada e ser considerada subestimada em relação às outras modalidades. Ademais, 91,67% dos participantes relataram contar com treinador/técnico para a modalidade. Os resultados indicam que a peteca possui grande potencial de valorização no ambiente acadêmico, embora ainda enfrente desafios relacionados à infraestrutura e à visibilidade institucional. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | Educação Física | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 18 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | pt_BR |
| dc.orcid.putcode | 189020711 | - |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Educação Física | |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TCC. JOÃO MARCOS ALVES HIKEDA Pdf A.pdf | 683.43 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
