Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46520
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorHikeda, João Marcos-
dc.date.accessioned2025-07-31T15:58:27Z-
dc.date.available2025-07-31T15:58:27Z-
dc.date.issued2025-06-16-
dc.identifier.citationHIKEDA, João Marcos Alves. A peteca no contexto universitário: benefícios e desafios da modalidade esportiva na UFU. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46520-
dc.description.abstractUniversity sports have been practiced in Brazil since the early 19th century and currently occur in two formats: the official format, organized by established and representative entities, and another promoted by autonomous organizations developed and managed by the students themselves. Among the practiced sports, indiaca stands out as a traditional game that combines elements of skill, motor coordination, and competition. However, its popularity remains limited compared to more conventional sports. The objective of this study is to analyze how indiaca is perceived by the academic community of the Federal University of Uberlândia (UFU) in terms of attractiveness, physical and social benefits, with reference to the preparation for and participation in the 2024 University Olympics. An online questionnaire was applied to students from different academic areas who participated in the sport. Among the respondents, 75% had already played indiaca before entering university. All participants stated that the sport is effective in relieving stress and promoting well-being, and they believe it should be more widely practiced and is underestimated compared to other sports. Additionally, 91.67% of the participants reported having a coach or trainer for the sport. The results indicate that indiaca has great potential for recognition and growth in the academic environment, although it still faces challenges related to infrastructure and institutional visibility.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectOlimpíada Universitáriapt_BR
dc.subjectPetecapt_BR
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subjectUniversity Olympiadpt_BR
dc.subjectIndiacapt_BR
dc.subjectMotivationpt_BR
dc.titleA peteca no contexto universitário: benefícios e desafios da modalidade esportiva na UFUpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Nunes, Sérgio Inácio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9562169347266284pt_BR
dc.contributor.referee1Gama, Augusto César Vilela-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5978267199434260pt_BR
dc.contributor.referee2Tavares, Giselle Helena-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7402979249353952pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO esporte universitário é realizado no Brasil desde o começo do século XIX e, atualmente, ocorre em dois formatos: o oficial, organizado por entidades consolidadas e representativas, e outro promovido por organizações autônomas, organizadas e desenvolvidas pelos próprios estudantes. Dentre as modalidades praticadas, destaca-se a peteca, esporte tradicional que combina elementos de habilidade, coordenação motora e competição. No entanto, sua popularidade tem sido limitada em comparação com outros esportes mais convencionais. O objetivo deste trabalho é analisar como a peteca é percebida pela comunidade universitária da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) em termos de atratividade, benefícios físicos e sociais tendo como referência a preparação e a participação estudantil na Olimpíada Universitária de 2024. Foi aplicado um questionário on-line direcionado aos estudantes de diferentes áreas acadêmicas que participaram da modalidade. Dos respondentes, 75% já haviam jogado a modalidade antes de ingressar na modalidades. Todos os participantes afirmaram que a peteca é eficaz para aliviar o estresse e promover o bem-estar, além de acreditarem que deveria ser mais praticada e ser considerada subestimada em relação às outras modalidades. Ademais, 91,67% dos participantes relataram contar com treinador/técnico para a modalidade. Os resultados indicam que a peteca possui grande potencial de valorização no ambiente acadêmico, embora ainda enfrente desafios relacionados à infraestrutura e à visibilidade institucional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEducação Físicapt_BR
dc.sizeorduration18pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.orcid.putcode189020711-
Aparece en las colecciones:TCC - Educação Física

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
TCC. JOÃO MARCOS ALVES HIKEDA Pdf A.pdf683.43 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.