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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46479| Document type: | Dissertação |
| Access type: | Acesso Embargado |
| Embargo Date: | 2027-05-30 |
| Title: | Capacitação de mulheres empreendedoras: proposta de treinamento piloto considerando as interseccionalidades e avaliando a efetividade |
| Alternate title (s): | Training women entrepreneurs: a pilot programme proposal considering intersectionalities and assessing effectiveness |
| Author: | Melo, Kamila Batista de |
| First Advisor: | Veiga, Heila Magali da Silva |
| First member of the Committee: | Carvalho, Luciana |
| Second member of the Committee: | Andrade, Raíssa Bárbara Nunes Moraes |
| Summary: | O empreendedorismo, um motor-chave do desenvolvimento econômico e social, tem atraído atenção substancial, com ênfase crescente no empreendedorismo feminino no contexto brasileiro, dada sua relevância para a autonomia econômica, a equidade de gênero e o enfrentamento das desigualdades estruturais. Este estudo apresenta o desenvolvimento e a avaliação de um programa piloto de treinamento voltado para mulheres empreendedoras, considerando as interseccionalidades e avaliando sua efetividade com base em escalas comportamentais e medidas de conhecimento financeiro utilizando dados quantitativos e qualitativos. A pesquisa adotou uma abordagem metodológica multimétodo, integrando revisão sistemática da literatura e um estudo empírico e intervenção com 26 mulheres com ao menos dois anos de experiência empreendedora em diversos segmentos e com renda de até 4,5 salários-mínimos. O treinamento realizado foi avaliado em três fases (pré-teste, pós-teste 1, pós-teste 2 e follow-up) e envolveu aplicação de escalas psicométricas, roda de conversa e entrevistas semiestruturadas. Os resultados revelaram melhorias significativas nas competências empreendedoras, no planejamento financeiro, na confiança para tomada de decisão, bem como o fortalecimento das redes de apoio e maior sustentabilidade dos negócios. Além de confirmar a eficácia do modelo de intervenção, os achados evidenciam a necessidade de políticas públicas e práticas educativas mais inclusivas e sensíveis às especificidades das mulheres empreendedoras. O estudo contribui para a promoção da igualdade de gênero, da educação de qualidade e da redução das desigualdades, em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030. |
| Abstract: | Entrepreneurship, a key driver of economic and social development, has garnered substantial attention, with growing emphasis on female entrepreneurship in the Brazilian context, given its relevance to economic autonomy, gender equity, and the fight against structural inequalities. This study presents the development and evaluation of a pilot training program aimed at women entrepreneurs, considering intersectionalities and assessing its effectiveness based on behavioral scales and financial knowledge measures, using both quantitative and qualitative data. A mixed-methods approach was employed, integrating a systematic literature review and empirical research with 26 women with at least two years of entrepreneurial experience across diverse sectors and earning up to 4.5 minimum wages. The training program was evaluated across three phases (pre-test, post-test 1, post-test 2, and follow-up) and involved the application of psychometric scales, discussion circles, and semi-structured interviews. The results revealed significant improvements in entrepreneurial competencies, financial planning, and decision-making confidence, as well as strengthened support networks and greater business sustainability. In addition to confirming the effectiveness of the intervention model, the findings highlight the need for more inclusive public policies and educational practices that are sensitive to the specificities of women entrepreneurs. The study contributes to the promotion of gender equality, quality education, and the reduction of inequalities, in alignment with the Sustainable Development Goals (SDGs) of the 2030 Agenda. |
| Keywords: | Treinamento Empreendedorismo feminino Intervenção |
| Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
| Subject: | Psicologia Mulheres - Emprego Empreendedorismo |
| Language: | por |
| Country: | Brasil |
| Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Program: | Programa de Pós-graduação em Psicologia |
| Quote: | MELO, Kamila Batista de. Capacitação de mulheres empreendedoras: proposta de treinamento piloto considerando as interseccionalidades e avaliando a efetividade. 2025. 210 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.278. |
| Document identifier: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.278 |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46479 |
| Date of defense: | 30-May-2025 |
| Sustainable Development Goals SDGs: | ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. ODS::ODS 5. Igualdade de gênero - Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas. ODS::ODS 8. Trabalho decente e crescimento econômico - Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos. ODS::ODS 10. Redução das desigualdades - Reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles. |
| Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Psicologia |
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| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| CapacitaçãoMulheresEmpreendedoras.pdf Until 2027-05-30 | 1.67 MB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
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