Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46430
ORCID:  http://orcid.org/0009-0004-2199-3416
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Automação inteligente de processos para evitar fraudes analógicas, digitais e os deepfakes das LLMs generativas
Título(s) alternativo(s): Intelligent process automation to prevent analog and digital fraud and deepfakes from generative LLMs
Autor(es): Servian, Artur Azeredo Santos
Primeiro orientador: Lima, Luciano
Primeiro membro da banca: Moura Junior, José dos Reis Vieira
Segundo membro da banca: Lima, Thales
Resumo: A crescente digitalização de serviços e a sofisticação de fraudes digitais, incluindo ataques por apresentação em sistemas de autenticação biométrica facial, demandam soluções de segurança cada vez mais robustas. Este Projeto de Fim de Curso teve como objetivo principal o desenvolvimento e a avaliação de um protótipo de sistema de detecção de vivacidade (liveness detection) multifacetado, visando aumentar a segurança contra tais ataques. A metodologia empregou uma combinação de técnicas de visão computacional, utilizando principalmente as bibliotecas Python, OpenCV e MediaPipe para a extração de pontos fiduciais faciais e análise subsequente. O protótipo integrou módulos para validação da pose cefálica como pré-requisito, detecção de piscadas com base no Eye Aspect Ratio (EAR), um método de indução implícita do olhar através da interação com alvos visuais clicáveis, análise da reação pupilar à emissão de luz (reflexo fotomotor) e verificação da cor da esclera. Todas as funcionalidades foram orquestradas por um algoritmo piloto que também ofereceu interfaces distintas para o usuário e para o desenvolvedor, culminando na geração de um escore de vivacidade. Os testes experimentais com usuários legítimos demonstraram uma Taxa de Aceitação Verdadeira (TAR) de 90% em testes com webcam e 100% utilizando câmera de smartphone via DroidCam. Em cenários de ataque, o sistema obteve 100% de Taxa de Rejeição Verdadeira (TRR) contra imagens estáticas apresentadas em tela e 90% de TRR contra vídeos deepfake gerados pela plataforma Kling AI. Conclui-se que o protótipo desenvolvido apresenta uma base promissora para a detecção de vivacidade, com alta eficácia contra ataques básicos e boa resiliência a deepfakes, embora tenham sido identificadas oportunidades de aprimoramento, especialmente na robustez de sub-testes específicos e na necessidade de validação com um espaço amostral mais amplo. As principais contribuições residem na integração de múltiplos indicadores de vivacidade em um sistema funcional e na análise de seu desempenho inicial.
Palavras-chave: Antifraude
Deepfakes
Segurança
Detecção de Vivacidade
Biometria Facial
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SERVIAN, Artur Azeredo Santos. Automação Inteligente de Processos para evitar fraudes analógicas, digitais e os deepfakes das LLMs Generativas. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecatrônica) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46430
Data de defesa: 5-Jun-2025
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Mecatrônica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AutomaçãoInteligenteProcessos.pdfTCC31.42 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons