Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46419
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSantos, Rodrigo Azevedo-
dc.date.accessioned2025-07-17T14:11:04Z-
dc.date.available2025-07-17T14:11:04Z-
dc.date.issued2015-11-26-
dc.identifier.citationSANTOS, Rodrigo Azevedo. Dançarei Aquilo que tu Sentes: Criações Performáticas a Partir do Teatro e da Dança. 2015. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46419-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso Em Teatro.pt_BR
dc.description.abstractThis undergraduate thesis proposes a poetic and performative investigation that interweaves theater and dance through the development of the performance “I Will Dance What You Feel.” Its objective is to understand how the body can become an expressive channel of listening and response to the emotions of others, based on scenic creation rooted in structured improvisations and performative keys. The methodological path begins with the observation of everyday gestures in diverse social contexts such as bus stations, hospitals, streets, and celebrations, where emotions like love, fear, regret, happiness, anxiety, fragility, and death were identified and transformed into movement scores. The research unfolds in a practical and sensitive way, incorporating the author’s personal experiences and theoretical references on performance, presence, body, and artistic creation. It also draws on experiences from the PIBID and PIBIC programs, which contributed to the development of body sequences and connections between performer and spectator. As a result, the body asserts itself as a territory of affections, listening, and collective creation, capable of moving between the technical and the instinctive, the planned and the spontaneous. The conclusion highlights the power of performative art as a tool for sensitive communication, where the performer opens themselves to the other and to the world, also recognizing their own vulnerabilities. The work contributes to pedagogical and artistic practices that see the body as a space for transformation, presence, and relation.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectCorpo Poéticopt_BR
dc.subjectImprovisaçãopt_BR
dc.subjectDancept_BR
dc.subjectTheaterpt_BR
dc.subjectPoetic bodypt_BR
dc.subjectImprovisationpt_BR
dc.titleDançarei aquilo que tu sentes: criações performáticas a partir do teatro e da dançapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Leal, Mara Lúcia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9710632359254853pt_BR
dc.contributor.referee1Araújo, Valéria Gianechini de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9710632359254853pt_BR
dc.contributor.referee2ARAÚJO, GETÚLIO GÓIS DE-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7690268859297491pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/1339573089973061pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso propõe uma investigação poética e performática que entrelaça teatro e dança a partir da construção da performance “Dançarei Aquilo que Tu Sentes”. O objetivo é compreender como o corpo pode se tornar um canal expressivo de escuta e resposta às emoções do outro, a partir de uma criação cênica baseada em improvisações estruturadas e chaves performáticas. O percurso metodológico parte da observação de gestos cotidianos em diversos contextos sociais, como rodoviárias, hospitais, ruas e festas, onde sentimentos como amor, medo, arrependimento, felicidade, ansiedade, fragilidade e morte foram identificados e transformados em partituras de movimento. A pesquisa desenvolve-se de forma prática e sensível, incorporando experiências pessoais da autora e referências teóricas sobre performance, presença, corpo e criação. O trabalho também dialoga com as experiências vividas no PIBID e no PIBIC, que contribuíram para a construção das sequências corporais e dos vínculos entre performer e espectador. Como resultado, o corpo se afirma como território de afetos, escuta e criação coletiva, capaz de transitar entre o técnico e o instintivo, o planejado e o espontâneo. A conclusão aponta para a potência da arte performativa como ferramenta de comunicação sensível, onde o performer se disponibiliza ao outro e ao mundo, reconhecendo-se também em suas vulnerabilidades. O trabalho contribui para pensar práticas pedagógicas e artísticas em que o corpo é vivido como espaço de transformação, presença e relação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseTeatropt_BR
dc.sizeorduration45pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::EXECUCAO DA DANCApt_BR
dc.orcid.putcode188163860-
Appears in Collections:TCC - Teatro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DançareiAquiloSentes.pdfTrabalho de conclusão do curso de licenciatura e bacharelado em teatro.2.44 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons