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Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Embargado
Término do embargo: 2027-06-30
Título: Mulheres em STEM: análise das experiências da atuação em posições de liderança na administração pública federal brasileira
Título(s) alternativo(s): Women in stem: an analysis of their experiences in leadership roles in the brazilian federal public administration
Autor(es): Silva, Camila Pires e
Primeiro orientador: Paula, Vérica Freitas de
Primeiro membro da banca: Oliveira, Cíntia Rodrigues de
Segundo membro da banca: Reis, Silvia Araújo dos
Resumo: Esta pesquisa descritiva de abordagem qualitativa, buscou analisar as experiências da atuação de mulheres em STEM que ocupam posições de liderança na Administração Pública Executiva Federal do Brasil, identificando os desafios e oportunidades enfrentados por essas mulheres. Através de um roteiro semiestruturado, foram realizadas entrevistas on-line com 12 servidoras federais efetivas, com elevada qualificação e ocupantes de cargos de liderança, de 11 diferentes Órgãos da Administração Pública Federal. As barreiras identificadas são múltiplas e interligadas, incluindo estereótipos de gênero, discriminação, desigualdade salarial, falta de políticas públicas efetivas e ausência de iniciativas institucionais consistentes para promoção da equidade. Os resultados revelam que as vivências durante a formação em STEM foram marcadas por desafios como a condição de minoria, discriminação docente, assédio e dificuldades financeiras, superados por meio de estratégias individuais, redes de apoio informais e incentivo familiar, dada a ausência de políticas institucionais específicas. Como líderes, essas mulheres demonstram proatividade e criatividade, buscando qualificação contínua e desenvolvendo habilidades interpessoais e técnicas para promover mudanças e superar a falta de apoio formal. Não foram identificadas ações específicas para promover mulheres em STEM à liderança, sendo o programa LideraGov a única iniciativa de formação de líderes citada, embora não específica para STEM e com vagas limitadas. A pesquisa conclui que, apesar da igualdade formal no acesso a cargos públicos, as mulheres enfrentam um "labirinto" de desafios e formas sutis de discriminação. O fenômeno do "teto de vidro" é evidente, com menor representação feminina nos níveis mais altos de liderança, mesmo com qualificações superiores. Para mulheres negras e pardas, a interseccionalidade agrava os obstáculos, caracterizando um "teto de concreto". O estudo aponta a necessidade de políticas públicas específicas, ações afirmativas, cultura organizacional inclusiva e reconhecimento formal para garantir a participação plena e efetiva dessas mulheres, destacando que o fortalecimento da governança, do orçamento e da valorização de pessoas são eixos fundamentais para transformações estruturais no setor público científico e tecnológico, contribuindo para uma Administração Pública mais representativa, eficiente e alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Embora a pesquisa abranja diversos Órgãos da Administração Pública Federal, ela se concentra apenas nas mulheres do Poder Executivo, não abrangendo as mulheres dos Poderes Judiciário e Legislativo, sendo uma oportunidade para pesquisas futuras.
Abstract: This descriptive qualitative research sought to analyze the experiences of women in STEM holding leadership positions in the Brazilian Federal Executive Public Administration, identifying the challenges and opportunities faced by these women. Using a semi-structured interview guide, online interviews were conducted with 12 tenured female federal public servants, who are highly qualified and hold leadership positions, from 11 different bodies of the Federal Public Administration. The identified barriers are multiple and interconnected, including gender stereotypes, discrimination, wage inequality, a lack of effective public policies, and an absence of consistent institutional initiatives to promote equity. The results reveal that their experiences during STEM education were marked by challenges such as being a minority, teacher discrimination, harassment, and financial difficulties, which were overcome through individual strategies, informal support networks, and family encouragement, given the absence of specific institutional policies. As leaders, these women demonstrate proactivity and creativity, seeking continuous qualification and developing interpersonal and technical skills to promote change and overcome the lack of formal support. No specific actions were identified to promote women in STEM to leadership positions, with the LideraGov program being the only leadership training initiative mentioned, although it is not STEM-specific and has limited slots. The study concludes that, despite formal equality in access to public positions, women face a "labyrinth" of challenges and subtle forms of discrimination. The "glass ceiling" phenomenon is evident, with lower female representation at the highest leadership levels, even with superior qualifications. For Black and Brown women, intersectionality exacerbates these obstacles, characterizing a "concrete ceiling." The study points to the need for specific public policies, affirmative actions, an inclusive organizational culture, and formal recognition to ensure the full and effective participation of these women, highlighting that strengthening governance, budgeting, and the valuing of people are fundamental axes for structural transformations in the public scientific and technological sector, contributing to a more representative, efficient Public Administration aligned with the Sustainable Development Goals. Although the research covers various bodies of the Federal Public Administration, it focuses only on women in the Executive Branch, not covering women in the Judiciary and Legislative Branches, which presents an opportunity for future research.
Palavras-chave: Mulheres em STEM
Liderança
Administração Pública
Women in STEM
Leadership
Public Administration
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Administração
Referência: Silva, Camila Pires e. Mulheres em STEM: Análise das experiências da atuação em posições de liderança na administração pública federal brasileira. 2025, 157fl. Dissertação (mestrado em Gestão Organizacional) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5172
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5172
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46417
Data de defesa: 30-Jun-2025
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
ODS::ODS 5. Igualdade de gênero - Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.
ODS::ODS 10. Redução das desigualdades - Reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles.
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Gestão Organizacional (Mestrado Profissional)

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  Até 2027-06-30
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