Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46371
ORCID:  http://orcid.org/0009-0009-7275-8842
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Uma jornada de transposição didática
Título (s) alternativo (s): A journey of didactic transposition
Autor: Miranda, Douglas Mendes de
Primer orientador: Marin, Douglas
Primer miembro de la banca: Xavier, Ana Cláudia Molina Zaqueu
Segundo miembro de la banca: Pereira, Giselle Moraes Resende
Resumen: Este trabalho investiga a transposição didática no ensino, tendo como foco compreender os processos de adaptação e reconstrução dos saberes matemáticos no percurso do saber acadêmico ao saber escolar. A partir da análise de produções acadêmicas indexadas e documentos oficiais, adota-se uma abordagem qualitativa e bibliográfica, fundamentada em autores da Educação (Matemática) que versam sobre a temática investigada. A análise de conteúdo possibilitou identificar três categorias centrais: os saberes no ensino de Matemática; a articulação entre transposição didática e Teoria Antropológica do Didático; e as distinções entre saberes e conhecimentos no contexto educativo. Os resultados evidenciam que a transposição didática é um processo dinâmico, marcado por escolhas, mediações institucionais e práticas docentes, que vão além da simples simplificação dos conteúdos. Destaca-se o papel do professor como agente de autoria, mediador crítico entre rigor científico e acessibilidade pedagógica e sujeito fundamental para a construção de uma Educação Matemática Crítica, significativa e socialmente relevante. O estudo aponta para a necessidade de políticas de formação continuada que valorizem a reflexão, a autoria e a reinvenção dos saberes escolares.
Abstract: This study investigates didactic transposition in teaching, focusing on understanding the processes of adaptation and reconstruction of mathematical knowledge from academic knowledge to school knowledge. Based on the analysis of indexed academic works and official documents, a qualitative and bibliographic approach is adopted, grounded in authors from (Mathematics) Education who address the investigated topic. Content analysis made it possible to identify three central categories: knowledge in Mathematics teaching; the articulation between didactic transposition and the Anthropological Theory of the Didactic; and the distinctions between knowledge and know-how in the educational context. The results show that didactic transposition is a dynamic process, marked by choices, institutional mediations, and teaching practices that go beyond the mere simplification of content. The teacher's role stands out as an agent of authorship, a critical mediator between scientific rigor and pedagogical accessibility, and a key subject for building a critical, meaningful, and socially relevant Mathematics Education. The study points to the need for continuing education policies that value reflection, authorship, and the reinvention of school knowledge.
Palabras clave: Saberes Matemáticos
Mathematical Knowledge
Formação de professores
Teacher education
Ensino de Matemática
Mathematics teaching
Prática pedagógica
Pedagogical practice
Matemática
Mathematics
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: MIRANDA, Douglas Mendes de. Uma jornada de transposição didática. 2025. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46371
Fecha de defensa: 26-jun-2025
Aparece en las colecciones:TCC - Matemática

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
JornadaTransposiçãoDidática.pdfTrabalho de Conclusão de Curso634.24 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.