Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46371
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMiranda, Douglas Mendes de-
dc.date.accessioned2025-07-09T13:01:23Z-
dc.date.available2025-07-09T13:01:23Z-
dc.date.issued2025-06-26-
dc.identifier.citationMIRANDA, Douglas Mendes de. Uma jornada de transposição didática. 2025. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46371-
dc.description.abstractThis study investigates didactic transposition in teaching, focusing on understanding the processes of adaptation and reconstruction of mathematical knowledge from academic knowledge to school knowledge. Based on the analysis of indexed academic works and official documents, a qualitative and bibliographic approach is adopted, grounded in authors from (Mathematics) Education who address the investigated topic. Content analysis made it possible to identify three central categories: knowledge in Mathematics teaching; the articulation between didactic transposition and the Anthropological Theory of the Didactic; and the distinctions between knowledge and know-how in the educational context. The results show that didactic transposition is a dynamic process, marked by choices, institutional mediations, and teaching practices that go beyond the mere simplification of content. The teacher's role stands out as an agent of authorship, a critical mediator between scientific rigor and pedagogical accessibility, and a key subject for building a critical, meaningful, and socially relevant Mathematics Education. The study points to the need for continuing education policies that value reflection, authorship, and the reinvention of school knowledge.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSaberes Matemáticospt_BR
dc.subjectMathematical Knowledgept_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectTeacher educationpt_BR
dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
dc.subjectMathematics teachingpt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectPedagogical practicept_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.titleUma jornada de transposição didáticapt_BR
dc.title.alternativeA journey of didactic transpositionpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Marin, Douglas-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6734500640303971pt_BR
dc.contributor.referee1Xavier, Ana Cláudia Molina Zaqueu-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6136763314010047pt_BR
dc.contributor.referee2Pereira, Giselle Moraes Resende-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0155299909204810pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho investiga a transposição didática no ensino, tendo como foco compreender os processos de adaptação e reconstrução dos saberes matemáticos no percurso do saber acadêmico ao saber escolar. A partir da análise de produções acadêmicas indexadas e documentos oficiais, adota-se uma abordagem qualitativa e bibliográfica, fundamentada em autores da Educação (Matemática) que versam sobre a temática investigada. A análise de conteúdo possibilitou identificar três categorias centrais: os saberes no ensino de Matemática; a articulação entre transposição didática e Teoria Antropológica do Didático; e as distinções entre saberes e conhecimentos no contexto educativo. Os resultados evidenciam que a transposição didática é um processo dinâmico, marcado por escolhas, mediações institucionais e práticas docentes, que vão além da simples simplificação dos conteúdos. Destaca-se o papel do professor como agente de autoria, mediador crítico entre rigor científico e acessibilidade pedagógica e sujeito fundamental para a construção de uma Educação Matemática Crítica, significativa e socialmente relevante. O estudo aponta para a necessidade de políticas de formação continuada que valorizem a reflexão, a autoria e a reinvenção dos saberes escolares.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseMatemáticapt_BR
dc.sizeorduration55pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.orcid.putcode187654922-
Appears in Collections:TCC - Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JornadaTransposiçãoDidática.pdfTrabalho de Conclusão de Curso634.24 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.