Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46355
ORCID:  http://orcid.org/0009-0007-7006-9555
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: A escuta psicanalítica de crianças em um serviço de atenção básica
Título (s) alternativo (s): Psychoanalytic listening of children in a primary care service
Autor: Novo, Roberta Moreno da Silva
Primer orientador: Paravidini, João Luiz Leitão
Primer miembro de la banca: Neves, Anamaria Silva
Segundo miembro de la banca: Mendes, Elzilaine Domingues
Tercer miembro de la banca: Tachibana, Miriam
Cuarto miembro de la banca: Naves, Emilse Terezinha
Resumen: As crianças foram, ao longo da história, relegadas a um segundo plano, a um lugar de silêncio seja na sociedade, nas políticas públicas, nas práticas de cuidados em saúde ou na própria psicanálise. Hoje elas são alvo de diversos discursos e fazeres que visam enquadrá-las, normatizá-las, consertá-las. Deste modo, a escuta psicanalítica com crianças aparece como uma possibilidade de promover uma escuta singular, de subverter a posição das crianças como objeto e tomá-la em posição de sujeito de desejo. Esta pesquisa propõe-se, portanto, analisar as possibilidades de se produzir uma escuta psicanalítica de crianças em um serviço de atenção básica, diante das diversas linhas de forças presentes no contexto institucional e social. Essas linhas de força são compostas por discursos, práticas, éticas, ideais culturais, etc. Para atingir esse objetivo, utilizou-se da psicanálise como referencial teórico e metodológico, especialmente a partir de autores como Vorcaro, Rosa, Moretto, Couto, Serralha. Também foram utilizadas vinhetas clínicas e relatos de experiência, frutos de um trabalho de aproximadamente 3 anos da pesquisadora como psicóloga do Núcleo de Apoio à Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf-AB), a fim de sustentar um diálogo com as proposições teóricas psicanalíticas. Nesse percurso, procurou-se discutir a respeito da criação e a estruturação do Nasf dentro da política de Atenção Básica, conforme proposta pelo SUS, e sobre o modo como a criança foi sendo inserida nesses dispositivos. Tratou-se ainda de abordar os ideais da infância e a forma como foram sendo construídos ao longo da história e sobre o quanto as exigências de consertar, curar e normatizar ainda estão presentes nos discursos e nas práticas de cuidado voltados à infância. Buscou-se discutir acerca da escuta analítica e da prática da psicanálise com crianças, pois em uma proposta de escuta para as crianças se faz necessário pensar sobre o modo como entendemos a criança e sobre qual ética se pauta o nosso fazer. Por último, tratou-se da questão da psicanálise na saúde pública e da prática do psicanalista na pólis e que esta deve estar atenta aos contextos e as singularidades dos sujeitos, sempre pautada pela ética da psicanálise, a ética do desejo. Percebeu-se desde modo que a escuta psicanalítica de crianças, apesar das barreiras, se faz possível em um serviço de atenção básica, desde que exista um psicanalista disposto a operar nesse campo, tendo seu fazer pautado na ética da psicanálise e com uma prática implicada com as questões sociais. Constatou-se ainda que para que essa escuta aconteça é preciso que os psicanalistas sejam mais flexíveis e possam dialogar com outros saberes.
Abstract: Along the history, children have been relegated to the background, to a place of silence whether in society, public policy, health care practices or psychoanalysis itself. Nowadaysthey are the target of multiple discourses and actions that aim to frame them, standardize them, fix them. Thus, the psychoanalytic listening with children emerges as a possibility to promote a singular listening, and to subvert the position of children as an object and take them as a subject of desire. This research proposes to analyze the possibilities of producing a psychoanalytical listening of children in a primary health care, therefore the various power lines present in the institutional and social context. These power lines are composed of discourses, practices, ethics, cultural ideals, etc. To achieve this objective, it was used a psychoanalysis as a theoretical reference and methodological specially from authors such as Vorcaro, Rosa, Moretto, Couto, Serralha. Clinical vignettes and experience reports were also used, resulting from the researcher's experience of about 3 years that she worked as a psychologist of the Support Nucleus Family´s Healthy (Nasf- AB), in order to sustain a dialogue with the psychoanalytical theoretical propositions. In this way, we tried to discuss about the creation and structuring of the NASF within the Primary Care policy, as it is proposed by the SUS, and about the way the child was inserted in these devices. It was also about addressing the ideals of childhood and how they were built throughout history and how much the requirements to fix, cure and standardize are still present in discourses and care practices that aim the childhood. We sought to discuss about analytical listening and the practice of psychoanalysis with children, because in a listening proposal for children it is necessary to think about the way we understand the child and what ethics is based on our clinical practice. Finally, it was the question of psychoanalysis in public health and the practice of psychoanalyst in the polis and that it must be aware of the contexts and singularities of the subjects, always guided by the ethics of psychoanalysis, the ethics of desire. Thus, it was perceived that the psychoanalytic listening of children, despite the barriers, is possible in a primary care service, provided that there is a psychoanalyst willing to operate in this field, having his doing based on the ethics of psychoanalysis and with an implicated practice with social issues. It was also found that for this listening to happen it is necessary that psychoanalysts are more flexible and can dialogue with other expertise.
Palabras clave: Psicanálise
Infância
Saúde Pública
Childhood
Psychoanalysis
Public health
Psicologia
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Tema: Psicologia
Serviços de saúde mental infantil
Psicanálise
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Psicologia
Cita: NOVO, Roberta Moreno da Silva. A escuta psicanalítica de crianças em um serviço de atenção básica. 2019. 108 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2333.
Identificador del documento: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2333
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46355
Fecha de defensa: 20-sep-2019
Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS): ODS::ODS 3. Saúde e bem-estar - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Psicologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
AEscutaPsicanalítica.pdf834.46 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.