Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46353Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Oliveira, Vanessa Assis | - |
| dc.date.accessioned | 2025-07-07T16:33:01Z | - |
| dc.date.available | 2025-07-07T16:33:01Z | - |
| dc.date.issued | 2025-06-17 | - |
| dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Vanessa de Assis. Psicomotricidade na educação infantil: fundamentos e práticas para formação das crianças: fundamentos e práticas para formação das crianças. 2025. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46353 | - |
| dc.description.sponsorship | UFU - Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Psicomotricidade | pt_BR |
| dc.subject | Infância | pt_BR |
| dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
| dc.title | Psicomotricidade na educação infantil: fundamentos e práticas para formação das crianças: fundamentos e práticas para formação das crianças | pt_BR |
| dc.title.alternative | Psychomotricity in early childhood education: foundations and practices for children's education: foundations and practices for children's education | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Guimarães, Iara | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9760073640184964 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Souza, Aneuzimira Caldeira | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4665029543463744 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Menezes, Rodrigo da Silva | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3682137418664056 | pt_BR |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objetivo discutir o papel da psicomotricidade na Educação Infantil, considerando suas contribuições para o desenvolvimento da criança. Parte-se da concepção de que o corpo é linguagem e meio de relação com o mundo, sendo o movimento um componente fundamental na constituição da subjetividade, da cognição e da afetividade infantil. Por meio de revisão bibliográfica e análise crítica dos documentos orientadores, o estudo evidencia a importância de práticas pedagógicas que valorizem as experiências corporais, o brincar livre e a mediação intencional do educador. Diante das transformações da infância contemporânea — marcadas por espaços restritos, tempo excessivo diante das telas e fragilidade nas interações comunitárias —, reafirma-se a urgência de promover ações psicomotoras que restituam à criança a centralidade do corpo em movimento, reconhecendo a psicomotricidade como eixo estruturante de uma pedagogia da infância. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | Pedagogia | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 17 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia (EaD) | |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| PsicomotricidadeEducaçãoInfantil.pdf | 166.31 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
