Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46353
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorOliveira, Vanessa Assis-
dc.date.accessioned2025-07-07T16:33:01Z-
dc.date.available2025-07-07T16:33:01Z-
dc.date.issued2025-06-17-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Vanessa de Assis. Psicomotricidade na educação infantil: fundamentos e práticas para formação das crianças: fundamentos e práticas para formação das crianças. 2025. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46353-
dc.description.sponsorshipUFU - Universidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPsicomotricidadept_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titlePsicomotricidade na educação infantil: fundamentos e práticas para formação das crianças: fundamentos e práticas para formação das criançaspt_BR
dc.title.alternativePsychomotricity in early childhood education: foundations and practices for children's education: foundations and practices for children's educationpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Guimarães, Iara-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9760073640184964pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Aneuzimira Caldeira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4665029543463744pt_BR
dc.contributor.referee2Menezes, Rodrigo da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3682137418664056pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo discutir o papel da psicomotricidade na Educação Infantil, considerando suas contribuições para o desenvolvimento da criança. Parte-se da concepção de que o corpo é linguagem e meio de relação com o mundo, sendo o movimento um componente fundamental na constituição da subjetividade, da cognição e da afetividade infantil. Por meio de revisão bibliográfica e análise crítica dos documentos orientadores, o estudo evidencia a importância de práticas pedagógicas que valorizem as experiências corporais, o brincar livre e a mediação intencional do educador. Diante das transformações da infância contemporânea — marcadas por espaços restritos, tempo excessivo diante das telas e fragilidade nas interações comunitárias —, reafirma-se a urgência de promover ações psicomotoras que restituam à criança a centralidade do corpo em movimento, reconhecendo a psicomotricidade como eixo estruturante de uma pedagogia da infância.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePedagogiapt_BR
dc.sizeorduration17pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Aparece en las colecciones:TCC - Pedagogia (EaD)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
PsicomotricidadeEducaçãoInfantil.pdf166.31 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.