Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46350
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Processos criativos na educação infantil: experiências pedagógicas com elementos da natureza na EMEI Profª Izildinha M. Macedo do Amaral em Uberlândia/MG
Título(s) alternativo(s): Creative processes in early childhood education: pedagogical experiences with elements of nature at EMEI Profª Izildinha M. Macedo do Amaral in Uberlândia/MG
Autor(es): Carvalho, Denise Faria
Primeiro orientador: Costa, Daniel Santos
Primeiro membro da banca: Oliveira, Mariza Barbosa de
Segundo membro da banca: Santos, Rosimeire Gonçalves dos
Resumo: Este estudo investiga os processos criativos na educação infantil, com ênfase nas experiências pedagógicas desenvolvidas na EMEI Profª Izildinha M. Macedo do Amaral, localizada em Uberlândia/MG. A pesquisa surge de uma reflexão crítica sobre a padronização das atividades artísticas oferecidas às crianças, frequentemente restritas a cópias ou variações superficiais. Em contraposição a essa abordagem, que limita a criatividade e a expressão individual, o trabalho propõe a valorização de práticas pedagógicas que favoreçam a autonomia e o desenvolvimento integral das crianças. A pesquisa baseia-se nas contribuições de teóricos como Paulo Freire, John Dewey, Fayga Ostrower, Anna Marie Holm, Richard Louv, Jorge Larrosa, Léa Tiriba e Gandhy Piorski, cujas teorias defendem as práticas pedagógicas que estimulem a criação e a expressão autêntica dos estudantes. O estudo explora o uso de elementos naturais 4 como folhas, galhos e pedras 4 como materiais expressivos para estimular a criatividade e a exploração sensorial das crianças. Nesse sentido, destaca-se a relevância do ambiente escolar e do contato direto com a natureza, reconhecendo-os como fatores facilitadores no processo criativo. A pesquisa-ação, realizada ao longo dos anos de 2023 e 2024 com crianças dos primeiros e segundos períodos da educação infantil, teve como objetivo promover experiências pedagógicas que permitissem a expressão criativa, sem imposições de modelos estéticos predefinidos, incentivando a exploração do ambiente natural como parte do processo de aprendizagem. A análise das atividades revelou que, ao utilizar materiais naturais, as crianças ampliaram suas perspectivas sobre o mundo e desenvolveram formas de expressão mais significativas. O estudo buscou compreender o papel do professor como mediador nesse processo de criação, destacando sua função essencial de guiar, apoiar e estimular a liberdade criativa das crianças, sem direcionar ou padronizar suas produções.
Abstract: This study investigates creative processes in early childhood education, emphasizing the pedagogical experiences developed at EMEI Profª Izildinha M. Macedo do Amaral, located in Uberlândia/MG. The research arises from a critical reflection on the standardization of artistic activities offered to children, which are often restricted to copies or superficial variations. In contrast to this approach, which limits creativity and individual expression, the study proposes valuing pedagogical practices that promote children's autonomy and integral development. The research is based on contributions from theorists such as Paulo Freire, John Dewey, Fayga Ostrower, Anna Marie Holm, Richard Louv, Jorge Larrosa, Léa Tiriba, and Gandhy Piorski, whose theories advocate the importance of pedagogical practices that stimulate students' authentic creation and expression. The study explores the use of natural elements4such as leaves, branches, and stones4as expressive materials to stimulate children's creativity and sensory exploration. In this regard, the relevance of the school environment and direct contact with nature is highlighted, recognizing them as facilitating factors in the creative process. The action research, conducted throughout 2023 and 2024 with children from the first and second years of early childhood education, aimed to promote pedagogical experiences that allowed creative expression without imposing predefined aesthetic models, encouraging the exploration of the natural environment as part of the learning process. The analysis of activities revealed that by using natural materials, children broadened their perspectives on the world and developed more meaningful forms of expression. Furthermore, the study sought to understand the role of the teacher as a mediator in this creative process, emphasizing their essential function in guiding, supporting, and stimulating children's creative freedom without directing or standardizing their productions.
Palavras-chave: Educação infantil
Processos artísticos
Elementos da natureza
Criatividade
Early childhood education
Artistic processes
Natural elements
Creativity
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Assunto: Artes
Educação Infantil
Criatividade
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Artes (Mestrado Profissional)
Referência: CARVALHO, Denise Faria de. Processos criativos na educação infantil: experiências pedagógicas com elementos da natureza na EMEI Profª Izildinha M. Macedo do Amaral em Uberlândia/MG. 2025. 83 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Arte) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.239.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.239
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46350
Data de defesa: 1-Abr-2025
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Artes (Mestrado Profissional)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ProcessosCriativosEducação.pdfDissertação3.17 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons