Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46334
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: A literatura infantil como instrumento de prevenção ao abuso sexual: revisão integrativa sobre a obra "Segredo, segredíssimo"
Alternate title (s): Children's literature as an instrument for preventing sexual abuse: an integrative review of the work "Segredo, segredíssimo"
Author: Mendes, Andra de Freitas Ramalho
First Advisor: Santos, Claudiene
First member of the Committee: Santos, Claudiene
Second member of the Committee: Rocha, Eugerbia de Paula
Summary: A violência sexual contra crianças e adolescentes constitui um desafio social e educativo de grande complexidade, exigindo abordagens preventivas que respeitem as especificidades do público infantil. Este estudo teve como objetivo analisar como a literatura infantil pode ser utilizada como instrumento de prevenção ao abuso sexual infantil, por meio de uma revisão integrativa tomando como base a obra “Segredo, Segredíssimo” (2011) e com isso, identificar as contribuições para o desenvolvimento da consciência crítica, da autoestima e da proteção das crianças frente a situações de violação de seus direitos. Para alcançar esse propósito, foi realizada uma revisão integrativa da produção acadêmica relacionada ao tema, selecionando estudos relevantes que abordassem tanto o conteúdo da obra quanto as estratégias de mediação sugeridas para seu uso em contextos pedagógicos. A análise evidenciou que o livro é amplamente reconhecido por sua abordagem sensível e educativa, sendo considerado um recurso importante para promover o diálogo sobre situações de risco. No entanto, observou-se que a eficácia preventiva depende fortemente da mediação qualificada, do preparo dos educadores e do ambiente institucional em que a leitura ocorre. As limitações da pesquisa incluem a concentração em uma única obra e a ausência de estudos empíricos sobre a recepção direta pelas crianças, indicando a necessidade de investigações futuras mais amplas e contextualizadas. Em síntese, a literatura infantil, quando utilizada de forma crítica e planejada, revela-se um instrumento promissor para fortalecer práticas de proteção à infância e fomentar a construção de uma consciência crítica sobre os direitos das crianças.
Abstract: Sexual violence against children and adolescents constitutes a social and educational challenge of great complexity, requiring preventive approaches that respect the specificities of the child audience. This study aimed to analyze how children's literature can be used as an instrument for preventing child sexual abuse, through an integrative review based on the work "Segredo, Segredíssimo" (2011), and thereby identify contributions to the development of critical awareness, self-esteem, and the protection of children in situations where their rights are violated1. To achieve this purpose, an integrative review of academic production related to the theme was carried out, selecting relevant studies that addressed both the content of the work and the mediation strategies suggested for its use in pedagogical contexts. The analysis showed that the book is widely recognized for its sensitive and educational approach, being considered an important resource for promoting dialogue about risk situations. However, it was observed that preventive effectiveness strongly depends on qualified mediation, the preparation of educators, and the institutional environment in which the reading takes place. The limitations of the research include the concentration on a single work and the absence of empirical studies on direct reception by children, indicating the need for broader and more contextualized future investigations. In summary, children's literature, when used critically and planned, proves to be a promising instrument for strengthening child protection practices and fostering the construction of critical awareness about children's rights.
Keywords: Prevenção sexual infantil
Abuso sexual
Literatura infantil
Segredo Segredíssimo
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: MENDES, Andra de Freitas Ramalho. A literatura infantil como instrumento de prevenção ao abuso sexual: Revisão integrativa sobre a obra “Segredo, segredíssimo”. 2025. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46334
Date of defense: 20-Jun-2025
Appears in Collections:TCC - Pedagogia (EaD)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LiteraturaInfantilInstrumento.pdf443.01 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons