Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46327
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Marco Moreira-
dc.date.accessioned2025-07-03T13:07:26Z-
dc.date.available2025-07-03T13:07:26Z-
dc.date.issued2025-06-17-
dc.identifier.citationSILVA, Marco Moreira. A importância das brincadeiras para o desenvolvimento infantil. Universidade Federal de Uberlândia, Graduação em Pedagogia, Patos de Minas, v. 1. n. 1, p. 1-19, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46327-
dc.description.abstractThe intention of this work is to briefly address the importance of play for child development. Through this theme, considering children's learning and cognitive development, the aim is to relate the effects on learning with the use of games and play in the classroom. The following questions are intended to be answered: how can play be utilized in the school context? What is its relationship with learning? What is the importance of play for personal relationships among children? How can a teaching and learning environment be promoted in schools through playful activities? Additionally, a reflection is made on why children have been moving away from play to use screens. Therefore, the objective of this work is to conceptualize the importance of play within the school, while also relating this resource to the teacher's instruction, through a bibliographic research in which the authors advocate and validate play as a means for children's development and their relationships with peers.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUFUpt_BR
dc.relation.ispartofA importância das brincadeiras para o desenvolvimento infantilpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPlaypt_BR
dc.subjectChild developmentpt_BR
dc.subjectGamespt_BR
dc.subjectBrincadeiraspt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.titleA importância das brincadeiras para o desenvolvimento infantilpt_BR
dc.title.alternativeThe importance of play for child developmentpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.citation.epage19pt_BR
dc.citation.issuen. 1pt_BR
dc.citation.spage01pt_BR
dc.citation.volumev. 1pt_BR
dc.description.resumoA intenção deste trabalho é tratar sobre a importância das brincadeiras para o desenvolvimento infantil. Através desta temática, levando em consideração o aprendizado e desenvolvimento cognitivo das crianças, pretende-se relacionar os efeitos no aprendizado com o uso dos jogos e brincadeiras na sala de aula. Pretende-se responder as seguintes questões: como as brincadeiras podem ser utilizadas no contexto escolar? Qual sua relação com o aprendizado? Qual a importância das brincadeiras para os relacionamentos pessoais entre as crianças? Como promover na escola um ambiente de ensino e aprendizado por meio de brincadeiras lúdicas? Além disso, faz-se uma reflexão, por que as crianças têm deixado de brincar para usar as telas? Portanto, o trabalho tem como objetivo conceituar a importância das brincadeiras dentro da escola, mas também relacionar esse recurso ao ensino do professor, por meio de uma pesquisa bibliográfica em que os autores defendem e validam a brincadeira como forma para o desenvolvimento da criança e sua relação com seus pares.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.orcid.putcode187268293-
Appears in Collections:TCC - Pedagogia (EaD)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ImportanciaBrincadeirasDesenvolvimento.pdfArtigo2.73 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.