Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46327| ORCID: | http://orcid.org/0009-0000-2893-7565 |
| Tipo de documento: | Artigo de Periódico |
| Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
| Título: | A importância das brincadeiras para o desenvolvimento infantil |
| Título (s) alternativo (s): | The importance of play for child development |
| Autor: | Silva, Marco Moreira |
| Resumen: | A intenção deste trabalho é tratar sobre a importância das brincadeiras para o desenvolvimento infantil. Através desta temática, levando em consideração o aprendizado e desenvolvimento cognitivo das crianças, pretende-se relacionar os efeitos no aprendizado com o uso dos jogos e brincadeiras na sala de aula. Pretende-se responder as seguintes questões: como as brincadeiras podem ser utilizadas no contexto escolar? Qual sua relação com o aprendizado? Qual a importância das brincadeiras para os relacionamentos pessoais entre as crianças? Como promover na escola um ambiente de ensino e aprendizado por meio de brincadeiras lúdicas? Além disso, faz-se uma reflexão, por que as crianças têm deixado de brincar para usar as telas? Portanto, o trabalho tem como objetivo conceituar a importância das brincadeiras dentro da escola, mas também relacionar esse recurso ao ensino do professor, por meio de uma pesquisa bibliográfica em que os autores defendem e validam a brincadeira como forma para o desenvolvimento da criança e sua relação com seus pares. |
| Abstract: | The intention of this work is to briefly address the importance of play for child development. Through this theme, considering children's learning and cognitive development, the aim is to relate the effects on learning with the use of games and play in the classroom. The following questions are intended to be answered: how can play be utilized in the school context? What is its relationship with learning? What is the importance of play for personal relationships among children? How can a teaching and learning environment be promoted in schools through playful activities? Additionally, a reflection is made on why children have been moving away from play to use screens. Therefore, the objective of this work is to conceptualize the importance of play within the school, while also relating this resource to the teacher's instruction, through a bibliographic research in which the authors advocate and validate play as a means for children's development and their relationships with peers. |
| Palabras clave: | Play Child development Games Brincadeiras Jogos Desenvolvimento infantil |
| Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | UFU |
| Cita: | SILVA, Marco Moreira. A importância das brincadeiras para o desenvolvimento infantil. Universidade Federal de Uberlândia, Graduação em Pedagogia, Patos de Minas, v. 1. n. 1, p. 1-19, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46327 |
| Última página del volumen: | 19 |
| Primeira página del volumen: | 01 |
| Fecha de defensa: | 17-jun-2025 |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia (EaD) |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ImportanciaBrincadeirasDesenvolvimento.pdf | Artigo | 2.73 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
