Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46324Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.creator | Alquimim, Denise da Silva Rocha | - |
| dc.date.accessioned | 2025-07-03T12:41:13Z | - |
| dc.date.available | 2025-07-03T12:41:13Z | - |
| dc.date.issued | 2025-06-17 | - |
| dc.identifier.citation | ALQUIMIM, Denise da Silva Rocha. A importância da musicalização na educação infantil. 2025. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46324 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Musicalização | pt_BR |
| dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
| dc.subject | Desenvolvimento Infantil | pt_BR |
| dc.subject | Educação | pt_BR |
| dc.title | A importância da musicalização na educação infantil | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Puentes, Roberto Valdés | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7209641521030831 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Serra, Márcia Regina de Araújo | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6576142299093872 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Carcanholo, Flavia Pimenta | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2448923411800048 | pt_BR |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | A musicalização na educação infantil é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento integral das crianças. Por meio de atividades musicais, é possível estimular diversas áreas do desenvolvimento infantil, como a linguagem, a coordenação motora, a percepção auditiva, a socialização e a expressão emocional. A introdução da música no ambiente escolar contribui para o aprendizado de forma lúdica e prazerosa, respeitando o ritmo e as necessidades de cada criança. Dessa forma, a musicalização se configura como um recurso pedagógico importante para promover o crescimento cognitivo, afetivo e social na primeira infância. A musicalização na educação infantil é uma prática pedagógica essencial para o desenvolvimento integral da criança. Segundo Penna (2003), ela não visa formar músicos, mas contribuir com aspectos cognitivos, emocionais, sociais e motores. Brito (1998) reforça que, por meio da música, a criança desenvolve habilidades como a percepção auditiva, a coordenação motora e a sensibilidade artística. Já Brescia (2003) destaca que o aprendizado musical estimula o desenvolvimento afetivo, potencializa a atividade cerebral e melhora o desempenho escolar, favorecendo a integração do indivíduo. Complementando essa perspectiva, as Diretrizes Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998) reconhecem que atividades musicais despertam o interesse, promovem a expressão e estimulam as dimensões afetiva, estética e cognitiva, consolidando a música como linguagem fundamental na primeira infância. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | Pedagogia | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 15 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
| dc.orcid.putcode | 187268288 | - |
| Appears in Collections: | TCC - Pedagogia (EaD) | |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| Aimportanciadamusicalizacao.pdf | TCC | 345.83 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
