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dc.creatorAlquimim, Denise da Silva Rocha-
dc.date.accessioned2025-07-03T12:41:13Z-
dc.date.available2025-07-03T12:41:13Z-
dc.date.issued2025-06-17-
dc.identifier.citationALQUIMIM, Denise da Silva Rocha. A importância da musicalização na educação infantil. 2025. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46324-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMusicalizaçãopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento Infantilpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleA importância da musicalização na educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Puentes, Roberto Valdés-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7209641521030831pt_BR
dc.contributor.referee1Serra, Márcia Regina de Araújo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6576142299093872pt_BR
dc.contributor.referee2Carcanholo, Flavia Pimenta-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2448923411800048pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA musicalização na educação infantil é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento integral das crianças. Por meio de atividades musicais, é possível estimular diversas áreas do desenvolvimento infantil, como a linguagem, a coordenação motora, a percepção auditiva, a socialização e a expressão emocional. A introdução da música no ambiente escolar contribui para o aprendizado de forma lúdica e prazerosa, respeitando o ritmo e as necessidades de cada criança. Dessa forma, a musicalização se configura como um recurso pedagógico importante para promover o crescimento cognitivo, afetivo e social na primeira infância. A musicalização na educação infantil é uma prática pedagógica essencial para o desenvolvimento integral da criança. Segundo Penna (2003), ela não visa formar músicos, mas contribuir com aspectos cognitivos, emocionais, sociais e motores. Brito (1998) reforça que, por meio da música, a criança desenvolve habilidades como a percepção auditiva, a coordenação motora e a sensibilidade artística. Já Brescia (2003) destaca que o aprendizado musical estimula o desenvolvimento afetivo, potencializa a atividade cerebral e melhora o desempenho escolar, favorecendo a integração do indivíduo. Complementando essa perspectiva, as Diretrizes Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998) reconhecem que atividades musicais despertam o interesse, promovem a expressão e estimulam as dimensões afetiva, estética e cognitiva, consolidando a música como linguagem fundamental na primeira infância.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePedagogiapt_BR
dc.sizeorduration15pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.orcid.putcode187268288-
Appears in Collections:TCC - Pedagogia (EaD)

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