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dc.creatorSantos, Gabriela de Morais-
dc.date.accessioned2025-07-02T12:57:38Z-
dc.date.available2025-07-02T12:57:38Z-
dc.date.issued2025-06-17-
dc.identifier.citationSANTOS, Gabriela de Morais. O lúdico nos livros didáticos de ciências do 1º ano do ensino fundamental i do PNLD 2023: analisando atividades que estimulam a aprendizagem com o lúdico. 2025. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46313-
dc.description.abstractThis study examines the presence, diversity, and pedagogical quality of playful activities in two science textbooks for first grade elementary students approved by PNLD 2023 and widely distributed across Brazil. The research assumes that play serves as a fundamental teaching strategy in early schooling by fostering children’s cognitive, emotional, and social development. Its primary aim is to evaluate how each textbook employs games, experiments, and stories and to assess their alignment with the National Common Curricular Base (BNCC). Employing a mixed quantitative and qualitative approach, the analysis involves systematic document review and comparative assessment of activity frequency, variety, complexity, and curricular relevance. Findings indicate that while both textbooks include playful elements, they differ markedly in execution: “A Conquista – Ciências” emphasizes simple experiments yet lacks depth and critical engagement, whereas “Ápis Mais – Ciências” offers a more balanced integration of games, experiments, and narratives, featuring more creative and curriculum coherent proposals. Across both works, however, opportunities exist to deepen the educational intentionality of playful tasks. Well designed playful activities demonstrably enhance student engagement, autonomy, and scientific reasoning. The study concludes that playfulness must be treated as a core structuring principle in science education rather than a supplementary add on. These insights contribute to ongoing discussions on textbook quality in public schools and underscore the need for selection criteria that prioritize active methodologies and learner centered approaches.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectensino de Ciências;pt_BR
dc.subjectludicidadept_BR
dc.subjectlivros didáticospt_BR
dc.subjectaprendizagem significativapt_BR
dc.subjectPNLD 2023pt_BR
dc.subjectscience educationpt_BR
dc.subjectplayfulnesspt_BR
dc.subjecttextbookspt_BR
dc.subjectPNLD 2023pt_BR
dc.subjectactive methodologiespt_BR
dc.subjectmeaningful learningpt_BR
dc.titleO lúdico nos livros didáticos de ciências do 1º ano do ensino fundamental i do PNLD 2023: analisando atividades que estimulam a aprendizagem com o lúdicopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Longhini, Marcos Daniel-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8422119886996254pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Fernanda Duarte Araújo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2530209398344202pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso analisa a presença, a diversidade e a qualidade das atividades lúdicas em dois livros didáticos de Ciências destinados ao 1º ano do Ensino Fundamental, ambos aprovados pelo PNLD 2023 e são os com maior distribuição nacionalmente. A pesquisa parte do pressuposto de que o lúdico é uma estratégia pedagógica fundamental nos anos iniciais da escolarização, promovendo o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças. O objetivo geral é investigar como os livros didáticos exploram atividades como jogos, experimentos e histórias, e de que maneira estas se relacionam com os princípios da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O estudo adota uma abordagem qualitativa e quantitativa, com análise documental e comparativa, buscando compreender a intencionalidade pedagógica, a frequência e a complexidade das propostas lúdicas. Os resultados revelam que, embora ambos os livros incluam atividades lúdicas, há grandes diferenças em sua abordagem. O livro “A Conquista – Ciências” apresenta maior número de experimentos, mas com baixa complexidade e pouco estímulo à reflexão crítica. Já o “Ápis Mais – Ciências” demonstra um equilíbrio maior entre jogos, experimentos e histórias, com propostas mais criativas e bem articuladas aos conteúdos curriculares. Em ambos os casos, observam-se limitações quanto à exploração do potencial lúdico como mediador da aprendizagem. A análise também demonstra que as atividades lúdicas, quando bem estruturadas, contribuem para o envolvimento dos alunos, o desenvolvimento da autonomia e a construção do conhecimento científico de forma significativa. Conclui-se que a ludicidade precisa ser tratada como eixo estruturante no ensino de Ciências e não apenas como recurso complementar. O estudo contribui para o debate sobre a qualidade dos materiais didáticos adotados nas escolas públicas e reforça a necessidade de uma seleção criteriosa que valorize metodologias ativas e o protagonismo infantil no processo de ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePedagogiapt_BR
dc.sizeorduration56pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.orcid.putcode187190797-
Appears in Collections:TCC - Pedagogia (EaD)

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