Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46309| Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Access type: | Acesso Aberto |
| Title: | A influência do ambiente físico escolar nas relações interpessoais impactos na socialização e convivência entre alunos |
| Alternate title (s): | The influence of the school physical environment on interpersonal relationships impacts on socialization and coexistence between students |
| Author: | Jacob, Adriana Cristina |
| First Advisor: | Guimarães, Iara Vieira |
| First member of the Committee: | Souza, Aneuzimira Caldeira |
| Second member of the Committee: | Menezes, Rodrigo da Silva |
| Summary: | Este Trabalho de Conclusão de Curso investiga como a comunidade escolar — composta por professores, responsáveis, colaboradores e outros membros — de duas escolas públicas e particulares do município de Araxá-MG percebe a influência do espaço físico escolar e das interações interpessoais no processo educativo. Parte-se da compreensão de que o ambiente escolar transcende sua materialidade, funcionando como mediador de relações pedagógicas, afetivas e sociais. Fundamentado em autores como Frago (2005), Malaguzzi (1999) e Freire (1996), o estudo defende que o espaço educacional é um elemento simbólico e formativo, capaz de comunicar valores, influenciar comportamentos e orientar práticas. Com abordagem quantitativa e aplicação de questionário estruturado a 37 participantes, os dados revelam ampla valorização de ambientes diversos (áreas verdes, bibliotecas, espaços de convivência), embora ainda persista a centralidade da sala de aula tradicional. Observa-se também uma visão restrita quanto às metodologias ativas e às práticas fora do espaço formal. Os resultados indicam que a infraestrutura escolar impacta significativamente a inclusão e as relações interpessoais, além de favorecer o desenvolvimento social, emocional e cognitivo dos estudantes. Conclui-se que repensar o espaço escolar — mesmo com estratégias criativas e de baixo custo — é essencial para promover uma educação mais integral, democrática e sensível às necessidades da comunidade educativa. |
| Abstract: | This Final Graduation Project investigates how the school community — composed of teachers, guardians, staff members, and others — from two public and private schools in the municipality of Araxá-MG perceives the influence of the physical school environment and interpersonal interactions on the educational process. The study is based on the understanding that the school environment goes beyond its material aspects, acting as a mediator of pedagogical, emotional, and social relationships. Grounded in authors such as Frago (2005), Malaguzzi (1999), and Freire (1996), the research argues that the educational space is a symbolic and formative element, capable of communicating values, influencing behavior, and guiding practices. Using a quantitative approach and a structured questionnaire applied to 37 participants, the data reveal a strong appreciation for diverse environments (green areas, libraries, social spaces), although the centrality of the traditional classroom still persists. A limited view of active methodologies and practices conducted outside the formal classroom space is also observed. The results indicate that school infrastructure significantly impacts inclusion and interpersonal relationships, as well as supports the students’ social, emotional, and cognitive development. The study concludes that rethinking school spaces — even through creative and low-cost strategies — is essential to promoting a more holistic, democratic, and responsive education that meets the needs of the educational community. |
| Keywords: | ambiente escolar school environment relações interpessoais interpersonal relationships educação inclusiva inclusive education infraestrutura escolar school infrastructure espaço educativo educational space |
| Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
| Language: | por |
| Country: | Brasil |
| Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Quote: | JACOB, Adriana Cristina. A influência do ambiente físico escolar nas relações interpessoais impactos na socialização e convivência entre alunos. 2025. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46309 |
| Date of defense: | 30-Jun-2025 |
| Appears in Collections: | TCC - Pedagogia (EaD) |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| InfluenciaAmbienteFisico.pdf | 410.18 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License
