Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46305
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorOliveira, Laelson Sérgio de-
dc.date.accessioned2025-07-02T12:05:21Z-
dc.date.available2025-07-02T12:05:21Z-
dc.date.issued2025-05-13-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Laelson Sérgio. A Ópera Rock como crítica social: the wall e the lamb lies down on broadway no contexto das transformações musicais e culturais. 2025. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação Letras Inglês e Literaturas da Língua Inglesa) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46305-
dc.description.abstractThis article analyzes rock opera as a musical genre that, in addition to entertaining, addresses social and political issues, focusing on the works The Wall (1979), by Pink Floyd, and The Lamb Lies Down on Broadway (1974), by Genesis. Through these narratives, the albums explore themes of alienation, rebellion and authority, challenging dominant social structures. In The Wall, Pink is a character who builds a metaphorical wall due to experiences of repression and suffering, while Rael, from The Lamb, searches for her identity in a surreal and alienating context. Traditionally, opera studies focused only on the music, without considering the librettos as an essential part of the work. However, with the evolution of musicology, especially from the 20th century onwards, the field expanded to an interdisciplinary approach, recognizing opera as a multimedia form, where music, text and performance intertwine. The Wall and The Lamb exemplify this fusion, as their narratives and musical elements dialogue with deep cultural and social issues. According to Linda Hutcheon, “Opera, like any form of performance art, cannot be understood without considering its multiple layers of meaning, which extend beyond the music to include text, cultural context, and the performance itself” (Hutcheon, 2016, p. 37). Thus, rock opera not only reflects reality, but also questions it, becoming a powerful vehicle for criticizing and transforming social and political dynamics. Keywords: Rock opera, social criticism, alienation, rebellion, authority.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectÓpera rockpt_BR
dc.subjectcrítica socialpt_BR
dc.subjectalienaçãopt_BR
dc.subjectrebeliãopt_BR
dc.subjectautoridadept_BR
dc.titleA Ópera Rock como crítica social: the wall e the lamb lies down on Broadway no contexto das transformações musicais e culturaispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Ivan Marcos Ribeiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6091564611629240pt_BR
dc.contributor.referee1Monteiro, Pedro Malard-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1288407024675451pt_BR
dc.contributor.referee2Guirau, Marcelo Cizaurre Guirau-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0605124404382681pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6817781636136823pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste artigo analisa a ópera rock como um gênero musical que, além de entreter, aborda questões sociais e políticas, com foco nas obras The Wall (1979), do Pink Floyd, e The Lamb Lies Down on Broadway (1974), do Genesis. Através dessas narrativas, os álbuns exploram temas como alienação, rebelião e autoridade, desafiando as estruturas sociais dominantes. Em The Wall, Pink é um personagem que constrói um muro metafórico devido a experiências de repressão e sofrimento, enquanto Rael, de The Lamb, busca sua identidade em um contexto surreal e alienante. Tradicionalmente, os estudos de ópera eram centrados apenas na música, sem considerar os libretos como parte essencial da obra. Porém, com a evolução da musicologia, especialmente a partir do século XX, o campo se expandiu para uma abordagem interdisciplinar, reconhecendo a ópera como uma forma multimidiática, onde música, texto e performance se entrelaçam. The Wall e The Lamb exemplificam essa fusão, pois suas narrativas e elementos musicais dialogam com questões culturais e sociais profundas. De acordo com Linda Hutcheon, “a ópera, como qualquer forma de arte performática, não pode ser compreendida sem considerar suas múltiplas camadas de significado, que se estendem além da música para incluir texto, contexto cultural e a performance em si” (Hutcheon, 2016, p. 37). Assim, a ópera rock não só reflete a realidade, mas também a questiona, tornando-se um poderoso veículo de crítica e transformação das dinâmicas sociais e políticas. Palavras-chave: Ópera rock, crítica social, alienação, rebelião, autoridade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseLetras: Inglês e Literaturas de Língua Inglesapt_BR
dc.sizeorduration30pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::COMPORTAMENTO POLITICOpt_BR
Appears in Collections:TCC - Letras: Inglês e Literaturas de Língua Inglesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
OperaRockComo(1).pdf974.92 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons