Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46303
ORCID:  http://orcid.org/0009-0003-5702-9920
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: O trabalho docente e a produção coletiva de texto no 5º ano do ensino fundamental: estratégias para o desenvolvimento do ensino-aprendizagem.
Author: Anjos, Leandra Maria dos
First Advisor: Puentes, Roberto Valdés
First member of the Committee: Serra, Márcia Regina de Araújo
Second member of the Committee: Carcanholo, Flávia Pimenta de Souza
Summary: Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) investiga como o trabalho docente com a produção de texto no 5º ano do Ensino Fundamental pode ir além da mera correção gramatical, buscando promover a construção ativa do conhecimento e a autonomia do aluno. Para tanto, fundamenta-se na perspectiva histórico-cultural de Lev S. Vigotski, que ressalta a importância da mediação social e da linguagem no desenvolvimento do pensamento, e na Pedagogia Desenvolvimental, que valoriza a construção ativa do conhecimento em sala de aula, abordagem aprofundada por autores D. B. Elkonin e V. V. Davídov, e posteriormente ampliados por V. V. Repkin e Natalya V. Repkina. A pesquisa, de natureza bibliográfica e com análise documental, analisou a proposta de produção de texto do gênero Conto de Suspense presente no livro didático "A Conquista" (5º ano, Editora FTD, PNLD 2022). A análise revelou que o livro didático, ao propor o trabalho em duplas e projetos com destinatários reais (como a criação de livros para a biblioteca escolar), alinha-se positivamente à visão da escrita como prática social e à promoção da interação e colaboração, elementos cruciais para o desenvolvimento na Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP). As propostas também demonstram preocupação com a estrutura e as características dos gêneros textuais, bem como com etapas de revisão. Contudo, a forma como a devolutiva do professor é orientada nas propostas ("dicas", "sugestões") é genérica, o que pode levar a intervenções focadas na correção gramatical e estrutural, sem um diálogo aprofundado sobre o sentido do texto e as intenções comunicativas do aluno. Essa limitação pode restringir o desenvolvimento da autoria e da criatividade, prendendo o aluno a um processo mecânico de reprodução. Conclui-se que, para uma produção de texto significativa, o professor precisa transcender as orientações superficiais, atuando como mediador. Ao compreender o erro como indicador de aprendizagem e ao promover intervenções dialógicas (como as textuais-interativas), o professor impulsiona o aluno a refletir criticamente sobre sua escrita e a construir conhecimento de forma autônoma. Este estudo contribui para a reflexão sobre práticas pedagógicas que valorizam o processo da escrita, a interação e a devolutiva guiada, capacitando os alunos a serem autores criativos e críticos no universo letrado.
Abstract: This undergraduate thesis investigates how the teaching of text production in the 5th year of Elementary School can go beyond mere grammatical correction, aiming to promote the active construction of knowledge and student autonomy. It is based on the historical-cultural perspective of Lev S. Vygotsky, which emphasizes the importance of social mediation and language in the development of thought, and on Developmental Pedagogy, which values the active construction of knowledge in the classroom—an approach deepened by D. B. Elkonin and V. V. Davídov and later expanded by V. V. Repkin and Natalya V. Repkina. This bibliographic and document analysis research examined the suspense story writing proposal found in the textbook A Conquista (5th year, FTD Publisher, PNLD 2023). The analysis revealed that the textbook, by promoting pair work and projects with real audiences (such as creating books for the school library), aligns with the view of writing as a social practice and supports interaction and collaboration—key elements for development within the Zone of Proximal Development (ZPD). The proposals also demonstrate concern with text structure, genre characteristics, and revision stages. However, the way teacher feedback is guided (using terms such as “tips” and “suggestions”) tends to be generic, which may lead to interventions focused on grammatical and structural corrections, lacking in-depth dialogue about the meaning and communicative intention of the text. This limitation can restrict the development of authorship and creativity, anchoring the student in a mechanical reproduction process. It is concluded that, for text production to be meaningful, the teacher must transcend superficial orientations and act as a mediator. By understanding mistakes as signs of learning and offering dialogic interventions (such as textual-interactive feedback), the teacher encourages students to critically reflect on their writing and to construct knowledge autonomously. This study contributes to the reflection on pedagogical practices that value the writing process, interaction, and meaningful feedback, enabling students to become creative and critical authors in the literate world.
Keywords: Produção de texto
Text production
Trabalho docente
Pedagogia Desenvolvimental.
Ensino Fundamental
Vigotski
Teaching practice
Elementary education
Developmental Pedagogy
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: ANJOS, Leandra Maria dos. O trabalho docente e a produção coletiva de texto no 5º ano do Ensino Fundamental: estratégias para o desenvolvimento do ensino-aprendizagem. 2025. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia a Distância) - Universidade de Uberlândia, Patos de Minas, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46303
Date of defense: 17-Jun-2025
Appears in Collections:TCC - Pedagogia (EaD)

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